Resende

17° Min32º Max

Selo prevenção do site

Notícia

22/07/2009

Prefeitura anuncia atendimento odontológico domiciliar

Serviço será prestado aos pacientes acamados

Prefeitura anuncia atendimento odontológico domiciliar

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

      Após ter suas instalações reformadas pela atual administração do Município, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) anunciou esta semana a implantação de mais um serviço à população de Resende: o atendimento domiciliar a pacientes impossibilitados de se locomoverem até a sede da unidade, na Rua Doutor João Maia 55, em frente ao Colégio Santa Ângela. Este atendimento se destina preferencialmente a pacientes hipertensos, diabéticos e vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outras enfermidades que os impedem de se deslocar até o consultório do dentista.

        - O atendimento domiciliar é mais uma ação importante colocada em prática pela administração do prefeito José Rechuan em menos de sete meses na área de odontologia. O novo serviço garante um direito básico do cidadão que, devido a problemas de saúde, não tem condições de ir até o Centro de Especialidades Odontológicas. Em muitos casos, a família não possui carro e nem sempre é possível contar com o auxílio de alguma pessoa conhecida que tenha veículo para transportar o paciente, daí a criação desta nova alternativa de atendimento – disse o coordenador do CEO, Cezar Augusto da Veiga.

        Segundo ele, as famílias com algum parente nestas condições devem solicitar uma avaliação do caso através do telefone 3381-0219, ou pessoalmente, na sede da unidade. Uma equipe de profissionais analisará o estado de saúde do paciente e, caso seja constatada a necessidade do serviço, ele passará a receber o atendimento, que será feito uma vez por semana por dois profissionais especializados com o auxílio de um consultório portátil. Entre os serviços oferecidos pela assistência domiciliar estarão os seguintes: extração, restauração, obturação e prótese.

        MAIS ATENDIMENTO – Inaugurada no final de abril, a reforma feita este ano pela Prefeitura no Centro Odontológico possibilitou o aumento do número de consultórios (foto), que passou de quatro para sete. Com isso, a unidade terá condições de ampliar  em breve a quantidade de atendimentos mensais de 240 para 415.

        Para que isso ocorra, é necessária apenas a transformação do CEO, que atualmente está classificado como nível 2 na tabela do Ministério da Saúde, para nível 3. A direção da unidade já iniciou os procedimentos necessários à esta mudança junto ao Governo Federal, o que resultará no aumento do repasse de verbas da União destinadas ao tratamento odontológico na rede pública em Resende.

        - As melhorias nas instalações físicas do CEO representaram o cumprimento de uma exigência para esta transformação. Isso só foi possível com a transferência da unidade, que funcionava no bairro Alambari e agora voltou para o Centro da cidade. Na antiga sede, a estrutura física não permitia essa mudança de nível. Acredito que muito em breve conseguiremos essa promoção no Ministério da Saúde e dessa forma teremos condições de ampliar o atendimento – disse Cezar, acrescentando que atualmente o Centro Odontológico de Resende conta com 15 profissionais dentistas especialistas em procedimentos buço-maxilo facial, de endodontia e periodontia.
Palavras chaves: SAÚDE BUCAL
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados