24/07/2009

Prefeitura amplia serviços de orientação alimentar

Medida faz parte de ações preventivas na área de saúde

Prefeitura amplia serviços de orientação alimentar

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Dentro da proposta de priorizar a prevenção na área da saúde pública, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, criou a ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), que funciona na Casa da Mulher, e está vinculada à Diretoria de Atenção Básica do Município. Segundo a coordenadora da ATAN, Michele Klein, além de oferecer serviços de orientação nutricional destinadas às crianças com até 12 anos e gestantes, as nutricionistas realizam palestras nas unidades de saúde com orientações sobre uma alimentação saudável.

- Esses serviços têm como objetivo principal a prevenção de doenças, principalmente às relacionadas ao peso. Mas também fazemos um trabalho em conjunto com as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para levarmos orientações, por exemplo, sobre dieta para diabéticos – citou a coordenadora.

A ATAN é responsável também por monitorar a situação alimentar e nutricional da população atendida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), alimentando o banco de dados do Ministério de Saúde, por meio SIVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional). Até o ano passado, o único programa que existia dentro da Secretaria de Saúde nesse sentido era o próprio SIVAN, mas Michele conta que, no começo do ano, quando a atual administração municipal tomou posse, a alimentação de dados estava paralisada.

A administração do prefeito José Rechuan (DEM) reestruturou a área, retomou as atividades e ampliou os programas desenvolvidos. Desde abril, a ATAN oferece os seguintes serviços: Bebê Cidadão (para crianças menores de um ano), Programa Nacional de Suplementação de Ferro (gestantes e crianças de seis meses a um ano e meio), Atendimento às crianças e gestantes com baixo peso ou obesidade e Bolsa Família na Saúde.

Outra novidade foi o trabalho articulado com o Programa Saúde da Família, onde os agentes comunitários fazem o cadastramento das crianças e das gestantes – a ATAN atua também de forma conjunta com a Pastoral da Criança. A Área Técnica de Alimentação e Nutrição funciona com uma equipe de multiprofissionais, que inclui nutricionista, assistente social e psicóloga. Michele Klein adianta que, até o final do ano, a área vai oferecer um serviço itinerante, com visitas mensais da nutricionista nas unidades de saúde do município.

- As equipes dos módulos do Programa Saúde da Família alegam que muitas mães não têm condições financeiras de se locomover até a Casa da Mulher, principalmente as que moram mais longe, como em Engenheiro Passos e Mauá. Por isso, verificamos a necessidade de levar as nutricionistas até os bairros e distritos – destacou.

Atualmente, cerca de 40 pessoas são atendidas pelos serviços oferecidos através da ATAN. As consultas acontecem as segundas e sextas-feiras, das 13 às 17 horas. Normalmente, as pessoas são encaminhadas pela rede pública, mas se houver necessidade, as mães podem agendar uma consulta diretamente na Casa da Mulher, que funciona na Rua Pandiá Calógeras 193, no bairro Jardim Jalisco, próximo ao Colégio Agulhas Negras, de segunda a sexta-feira, de 8 da manhã às cinco da tarde. Os telefones da unidade são os seguintes: 3381-0748 e 3360-5121. Para os adultos, o Posto de Saúde do Manejo disponibiliza consultas com nutricionistas.

Conheça os programas e serviços desenvolvidos pela ATAN:

* Bebê Cidadão – acompanhamento das crianças menores de um ano, garantindo a elas as consultas necessárias nos primeiros meses de vida. Essa medida, além de permitir o desenvolvimento mais saudável do bebê, ajudar a reduzir a mortalidade infantil.

* Programa Nacional de Suplementação de Ferro – identifica e acompanha gestantes, crianças com idade entre seis meses e um ano e meio, e mulheres no pós-parto ou pós-aborto, dando a elas orientações sobre alimentação, no sentido de prevenir casos de anemia por falta de ferro ou a falta de outros nutrientes.

* Atendimento às crianças e gestantes com baixo peso e obesidade – atendimento com nutricionista e assistente social para crianças de até 12 anos de idade, além de gestantes, que estejam com baixo peso ou obesidade (acima do peso).

* Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – A Prefeitura tem acesso, periodicamente, a informações sobre como anda a situação alimentar e nutricional dos resendenses. Dessa forma, pode fazer um diagnóstico precoce de possíveis problemas nutricionais enfrentados pela população, como baixo peso ou obesidade, e tomar providências para evitar que isso se agrave.

* Bolsa Família na Saúde – acompanha as condições de saúde das famílias que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, além de enviar informações ao banco de dados do Ministério da Saúde.

Palavras chaves: NUTRIÇÃO