23/05/2018
PREFEITURA AMPLIA COLETA SELETIVA NA CIDADE
Mais seis bairros serão contemplados com o serviço. Antes da implantação, uma campanha vai estimular os moradores a separar o lixo reciclável
Crédito: Arquivo PMR
O serviço de coleta seletiva, que já atende 25 bairros de Resende, será ampliado para outras seis comunidades do município. A notícia foi divulgada esta semana pela Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), que desenvolve o serviço em parceria com a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR). A expansão, segundo a AMAR, ocorre depois da reestruturação do Programa Municipal de Coleta Seletiva e vai beneficiar os bairros Ipiranga II, Morada do Contorno, Boa Vista I, Boa Vista II, Monet e Casa da Lua. A previsão é que a coleta seja iniciada nessas comunidades no mês de junho, aumentando para 31 o número de bairros atendidos no município.
Segundo o presidente da AMAR, Wilson Moura, a expansão do serviço para outras áreas do município acontece depois que o Executivo e a ACRR assinaram um convênio com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o que possibilitou a chegada de mais um caminhão para integrar o trabalho na cidade. Hoje, 16 catadores atuam no programa em Resende, fazendo a coleta, triagem, enfardamento, armazenamento temporário e comercialização do lixo reciclável, que atinge mais de 50 toneladas/mês.
Para atuar no programa, os responsáveis por recolher o material nos domicílios e os servidores da AMAR foram submetidos a um treinamento oferecido pela Agência de Meio Ambiente, em parceria com a ABIHPEC. A ação integra a campanha “Porta a Porta”, que visa conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo, além de orientar sobre os dias e horários em que o caminhão passará recolhendo os recicláveis.
Além disso, a campanha também esclarece dúvidas e incentiva a coleta seletiva, informando as pessoas sobre como fazer a separação do lixo não reciclável (restos de alimentos, fraldas, papel higiênico, entre outros) do material que pode ser reciclado, como óleo de cozinha, garrafas pet e de vidro, latas de alumínio e caixinhas tetra pak (de leite ou suco), entre outros.
O trabalho da conscientização da população é apontado pelo presidente da AMAR, Wilson Moura, como de fundamental importância para o sucesso da Coleta Seletiva, que ajuda a aumentar a vida útil do aterro sanitário, com a redução de lixo descartado no local, além de ampliar a geração de trabalho e renda para os integrantes da Associação de Catadores.
- Além da campanha “Porta a Porta”, os técnicos da AMAR também desenvolvem atividades de sensibilização ambiental em condomínios, no comércio e em instituições, a fim de aumentar a adesão à coleta seletiva e a quantidade de resíduos recicláveis coletados. Entendemos que sem este trabalho de conscientização da população, esse projeto não funciona – destaca Wilson Moura, presidente da AMAR.
Confira os dias de coleta nos bairros:
Segunda-feira:
Manhã Morada da Colina I, II e III, Limeira, Limeirinha, Casa da Lua
Tarde: Condomínios e supermercados
Terça-feira:
Manhã: Ipiranga I, Jardim Brasília I e II, Vila Adelaide, Vila Central, Tangará, Alphaville, Visconde de Mauá, Lote 10, Capelinha
Tarde: Condomínios e supermercados
Quarta-feira:
Manhã: Jardim Jalisco, Barbosa Lima, Elite, Vila Santa Isabel, INB (Indústrias Nucleares do Brasil)
Tarde: Condomínios e supermercados
Quinta-feira:
Manhã: Vila Julieta, Alvorada, Vila Santa Cecília, Jardim Tropical, Montese
Tarde: Escolas Municipais Algodão Doce, Abrahão Ribenboim, Getúlio Vargas, condomínios e supermercados
Sexta-feira:
Manhã: Liberdade, Nova Liberdade, Bairro Comercial
Tarde: Colégios Estaduais Dr. João Maia, Souza Dantas, Oliveira Botelho e José Medeiros de Camargo, Escolas Municipais Adelaide Lopes Salgado, Bairro Alambari, Maria de Assis Barboza e Roberto da Silveira, além de condomínios e supermercados
Palavras chaves: Coleta Seletiva