26/01/2011
Prefeitura abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos
Em 2010, mais de 900 alunos foram atendidos pelo projeto
Crédito: Divulgação - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para novas turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os interessados devem procurar a escola pública mais próxima da sua residência e reservar a vaga.
Os alunos poderão se inscrever até o dia 07 de fevereiro, mediante a apresentação da carteira de identidade, do CPF, da certidão de casamento ou de nascimento e do comprovante de residência.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos – geralmente a partir de 15 anos de idade - que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada e querem voltar a estudar.
No segundo semestre do ano passado, o projeto, cuja realização é feita com recursos próprios da Prefeitura, atendeu 937 estudantes. As aulas são coordenadas por 75 professores da rede municipal de ensino.
Atualmente, existem turmas da EJA funcionando nas seguintes escolas das áreas rural e urbana de Resende: Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Bairro Cabral, Adelaide Lopes Salgado (Capelinha) Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Visconde de Mauá, Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e Rio Preto (Pedra Selada).
Para a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, através da EJA, a administração municipal garante o direito elementar do cidadão ao ensino público.
Ela lembrou que, em menos de dois meses, a Prefeitura teve a oportunidade de anunciar diversas melhorias para a área da Educação, entre elas a compra de um terreno destinado à construção da nova escola da Vargem Grande; o início da reforma da creche da Vila Vicentina; a confirmação da reforma de quatro escolas municipais (Getúlio Vargas, Marieta Salles Cunha, Rompendo o Silêncio e Julieta Botelho), que começará em breve; e a aprovação da merenda escolar apontada durante uma pesquisa realizada entre os estudantes da rede municipal.
- Hoje, a população pode perceber na prática os investimentos que estamos realizando na área do ensino público municipal no sentido de melhorar as condições de trabalho dos profissionais de ensino e de aprendizado dos estudantes. Em breve, estaremos entregando notebooks aos professores, além de máquinas copiadoras, que vão modernizar e agilizar o andamento dos serviços prestados ao cidadão na área do ensino público – disse Soraia.
Palavras chaves: NOVAS TURMAS