14/10/2009

Prefeitos debatem ações para a área de segurança pública

Reunião no Município terá representantes de 15 cidades

Prefeitos debatem ações para a área de segurança pública
Além do secretário nacional de Políticas Sobre Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa, o encontro do Projeto Cercanias nesta sexta-feira, no auditório da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), deverá reunir 15 prefeitos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O encontro será aberto às 10 horas pelo prefeito José Rechuan (DEM). Participarão também da cerimônia de abertura o secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Edgar Moreira, e a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena. Um dos idealizadores do Projeto Cercanias, que foi lançado em junho, pela Prefeitura de Resende, numa reunião ocorrida na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o secretário Edgar Moreira esclarece que, no encontro desta quinta-feira, na FIRJAN, serão debatidas propostas na área de segurança pública que beneficiem os moradores das cidades integrantes do Programa. Segundo ele, os debates terão como objetivo definir propostas na prevenção e no enfrentamento das drogas. Entre os eventos já realizados este ano em Resende, através do Projeto Cercanias, estão a exposição de produtos artesanais e os shows musicais realizados em julho, no Parque das Águas. - Estes dois eventos apresentaram o Projeto Cercanias para a nossa população, destacando a importância da união entre os municípios pela solução de problemas comuns. No caso específico das drogas, acreditamos na adoção de medidas que possam reduzir os transtornos causados por esse problema, o qual, infelizmente, afeta hoje a vida de muitas pessoas, independente do lugar aonde elas vivem – disse Edgar. Após a cerimônia de abertura, prevista para às 10 horas, a programação do encontro na FIRJAN prevê uma explanação detalhada do Projeto Cercanias pelo secretário executivo Edgar Moreira (10h20m) e uma palestra a respeito do Projeto Viva Sem Drogas, que será feita pela presidente do EDUCAR, Bianca Pena (10h40m). Já às 11 horas o secretário nacional de Políticas Sobre Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa, destacará as ações contra as drogas desenvolvidas pelo governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. O horário de 12 às 12h30m está reservado para a discussão e a celebração de acordos entre os municípios presentes. Fazem parte do Projeto Cercanias, as seguintes cidades: Resende, Quatis, Itatiaia, Porto Real e Barra Mansa (todas do Estado do Rio de Janeiro); Itamonte, Itanhandú, Passa Quatro, Passa Vinte e Bocaina (as cinco localizadas no estado de Minas Gerais); Queluz, Areias, Bananal, São José do Barreiro e Arapeí, que ficam no estado de São Paulo.
Palavras chaves: INTEGRAÇÃO REGIONAL