15/07/2009

Parceria da Prefeitura com Estado garante realização do trabalho

Prazo para exames em rebanho equino é prorrogado

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Interiorização, prorrogou até o final de julho o convênio com a PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) visando à realização dos exames indicados para detectar a doença denominada Anemia Infecciosa Eqüina, também conhecida como “Febre dos Pântanos”. Os exames podem ser feitos a custo zero para o produtor.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Interiorização da Prefeitura de Resende, José Antônio de Carvalho Pinto, cerca de 260 animais já realizaram o exame e apenas em um o resultado apontado foi positivo. Aproximadamente mil animais formam o rebanho eqüino de Resende. A doença não tem cura e leva o animal à morte. Os proprietários deverão levar os seus animais até o Parque das Exposições para realização do exame ou agendar a visita do técnico da Secretaria à propriedade, através do telefone 3360-7502.

- Uma vez constatada a doença, o animal deve ser imediatamente sacrificado. Mas com a realização deste exame, teremos condições de reforçar o combate às causas do problema na região onde o animal atingindo era criado, evitando dessa maneira que outros animais sejam afetados – reafirmou o veterinário da Secretaria, João Ricardo Teixeira Neves, um dos coordenadores deste trabalho em Resende.

João Ricardo explicou também que Anemia Infecciosa Eqüina é causada por um vírus transmitido por insetos sugadores, como moscas e mosquitos. Também já foram comprovadas as transmissões pelo aleitamento, entre outras causas. A utilização de materiais cirúrgicos por pessoas não habilitadas aumenta ainda mais o risco de infecção.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO RURAL