Resende

15° Min26º Max

Selo prevenção do site

Notícia

24/07/2009

Postos do Manejo e do Paraíso vão funcionar neste fim de semana

Prefeitura reafirma que não há casos da doença em Resende

Postos do Manejo e do Paraíso vão funcionar neste fim de semana

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida anunciou hoje que os postos dos bairros Manejo e Paraíso (foto)funcionarão neste fim de semana (dias 25 e 26 de julho), de 8 às 17 horas, apenas para atendimento dos casos de gripe. A medida tem como objetivo desafogar o Hospital Municipal de Emergência, que verificou nos últimos dias um crescimento no número de pacientes preocupados com as notícias sobre o aumento de casos da gripe suína no País. A Secretaria de Saúde reafirma que não há nenhum caso desta doença confirmado em Resende. Os pacientes gripados podem procurar também o Centro de Saúde da Cidade Alegria, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

- É importante ressaltar que o atendimento nos postos neste fim de semana é somente para casos de gripe, que se constitui numa consulta ambulatorial. O objetivo é diminuir o fluxo de pacientes no Hospital de Emergência. Como nessa época do ano é comum o aumento no número de pessoas gripadas, muita gente está indo direto ao Hospital, prejudicando dessa forma o atendimento emergencial – explicou o secretário de Saúde, Daniel Brito, lembrando que, normalmente, os postos do Manejo e do Paraíso funcionam de segunda à sexta-feira. 

Segundo o secretário, durante a semana, os pacientes podem procurar também as unidades do Programa Saúde da Família (PSF), pois todas as equipes foram orientadas a atender casos de gripe. Embora não tenha sido confirmado nenhum caso de gripe suína em Resende, Daniel Brito informou que todos os profissionais da rede de saúde já foram capacitados e estão orientados para lidar com possíveis doentes.

- Não há motivo para pânico. A gripe suína comporta-se como uma gripe comum, que, na maioria das vezes, cura-se sozinha. Apesar disso, todas as unidades de saúde de Resende estão preparadas para atender os casos. Mas é normal nessa época do ano, o aumento de gripe comum – destacou Daniel Brito.

Já a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Resende, Lúcia Albuquerque, lembra alguns cuidados que a população deve tomar para evitar a contaminação por qualquer vírus da gripe, como usar lenços descartáveis para proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar, manter ambientes ventilados e lavar as mãos com água e sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

Quem tiver dúvidas sobre a doença, pode ligar para a Secretaria de Saúde, nos telefones 2108-0908 e 2108-0904.

 

Confira outras informações:

 

Principais cuidados para evitar contaminação por qualquer vírus da gripe:

- Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

- Proteger com lenços (descartáveis, de preferência) a boca e o nariz ao tossir. Caso não tenha um lenço por perto, o ideal é usar o braço para proteção ao invés da mão;

- Evitar tocar os olhos, boca ou nariz após contato com superfícies;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados;

- Doentes devem evitar contato com pessoas que pertençam ao grupo de risco (crianças menores de dois anos, idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, entre outras).

- Manter ambientes ventilados;

- Se doente, ficar em repouso e beber bastante líquido.

 

O que é gripe suína?

        É uma gripe transmitida por um vírus mutante. Há bem pouco tempo, ele era transmitido somente de um porco para outro porco ou de um porco para o homem. Agora, o contágio também pode se dar de humano infectado para humano sadio. O vírus se transmite pelas gotículas de saliva e secreções respiratórias (forma direta) ou pelo contato com objetos que alguém contaminado tocou (forma indireta). Daí a importância de lavar sempre as mãos depois de tossir ou espirrar.

 

Casos suspeitos

        Se você chegou há menos de dez dias de algum país onde a doença está sendo detectada em grandes proporções, entre eles Argentina e Chile, para citar países próximos, e apresenta sintomas (como febre acima de 37,5° e tosse, dor de cabeça ou de garganta), é necessário procurar um serviço de saúde e comunicar às autoridades sanitárias.

        O mesmo vale para quem não viajou, mas convive com alguém (na mesma residência ou no ambiente de trabalho) que esteve nestas áreas há menos de dez dias, apresenta os sintomas ou foi diagnosticado como portador da Influenza A.

 

Palavras chaves: GRIPE SUÍNA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados