30/07/2009

Postos do Manejo e do Paraíso vão funcionar mais uma vez neste fim de semana

Atendimento será apenas para os casos de gripe

Postos do Manejo e do Paraíso vão funcionar mais uma vez neste fim de semana

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A exemplo do que ocorreu no fim de semana passado, os postos de Saúde dos bairros Manejo (foto) e do Paraíso vão funcionar novamente neste sábado e domingo, dias 01º e 02 de agosto, de  8 às 17 horas, apenas para atender os casos de gripe. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 29, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Brito. No último fim de semana, os dois postos registraram no total 64 atendimentos. Segundo a Secretaria de Saúde, é comum o aumento nos casos de gripe neste período do ano.

- Reafirmo que o objetivo desta medida é diminuir o fluxo de pacientes no Hospital de Emergência. Como nessa época do ano é comum aumentar o número de pessoas gripadas, muita gente está indo direto ao hospital, preocupadas principalmente com as notícias da mídia a respeito da gripe suína, prejudicando dessa forma o atendimento emergencial – explicou o secretário Daniel Brito, acrescentando que, nas últimas semanas, o Hospital de Emergência registrou um crescimento de 30 a 40 por cento no número de atendimentos.

Os postos do Manejo e do Paraíso funcionam normalmente de segunda à sexta-feira, entre oito da manhã e cinco da tarde. Além destas duas unidades, os pacientes com sintomas de gripe deverão procurar neste fim de semana o Centro de Saúde da Cidade Alegria, que funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo. Outra opção no período de segunda a sexta são os módulos do Programa Saúde da Família, cujos profissionais foram treinados pela Secretaria Municipal de Saúde para atender os casos de gripe.

GRIPE SUÍNA – Até o momento, o município de Resende não registrou nenhum caso confirmado de Influenza A, mais conhecida como gripe suína. Por enquanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade monitora oito casos suspeitos da doença na cidade. Porém, o secretário Daniel Brito destaca que todos os casos são leves e não apresentam risco de morte aos pacientes.

Palavras chaves: GRIPE SUÍNA