Resende

19° Min30º Max

Selo prevenção do site

Notícia

07/08/2009

Postos de saúde registram queda no número de atendimentos

Secretaria de Saúde continua monitorando casos suspeitos

Postos de saúde registram queda no número de atendimentos

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida registrou uma queda no atendimento realizado pelo Hospital de Emergência (foto). Segundo um balanço divulgado pela unidade na manhã desta sexta-feira, dia 07, a média de atendimentos  caiu para 174 pacientes na semana de 27 a 31 de julho, enquanto na semana anterior foram feitos 240 atendimentos.

No entendimento do titular da Secretaria, Daniel Brito, a redução verificada no Hospital de Emergência mostra que houve uma diminuição também dos casos de gripe em Resende, entre uma semana e a outra. A queda dos atendimentos no Hospital de Emergência é atribuída pela Secretaria de Saúde ao funcionamento dos postos de saúde dos bairros Manejo e Paraíso nos dois últimos fins de semana (dias 25-26 de julho e 01-02 de agosto).

As duas unidades abriram excepcionalmente nestes dias para atender somente pacientes com gripe.  Isso porque, devido às notícias sobre a gripe suína no Brasil, o Hospital de Emergência vinha registrando um crescimento significativo de pessoas que apresentavam sintomas gripais, o que estava atrapalhando o atendimento aos casos de emergência que chegavam à unidade.

Nos dias 01 e 02 de agosto, os postos do Manejo e do Paraíso atenderam, juntos, 35 pacientes, o que significa quase 50 por cento a menos do que a quantidade de atendimentos feita nas duas unidades, no final de semana anterior (64 casos atendidos nas duas unidades).  Devido a esta diminuição, e como o número de atendimentos no Hospital de Emergência já voltou ao normal, os dois postos não vão funcionar neste final de semana.

- Estas duas unidades, que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, só voltarão a ser abertas aos sábados e domingos se verificarmos novamente um crescimento dos casos de gripe em toda a cidade. Para isso, vamos continuar monitorando diariamente os atendimentos feitos tanto no Hospital de Emergência, como também nos postos de saúde e nos módulos do Programa Saúde da Família  – disse o secretário.

         GRIPE SUÍNA – Até esta sexta-feira, dia 07, o Serviço de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Resende registra cinco casos suspeitos de Influenza A, mais conhecida como gripe suína. Todos foram submetidos a exames e aguardam resultado. Apenas dois pacientes encontram-se internados, sendo que um deles é morador de Porto Real. Todos os casos suspeitos estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.

Palavras chaves: GRIPE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados