18/05/2011

Posto da Baixada da Olaria recebe o título de Unidade Amiga da Amamentação

Anunciada na mahã desta quarta-feira, escolha foi feita pelo Governo do Estado

Posto da Baixada da Olaria recebe o título de Unidade Amiga da Amamentação

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O trabalho realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no módulo do Programa Saúde da Família da Baixada da Olaria (foto), foi reconhecido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

Por conta da implantação da IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação), o Posto da Baixada da Olaria ganhou ontem o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação.

A entrega oficial do prêmio acontecerá em breve. Reformado pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), a unidade da Baixada da Olaria seguiu os “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”, critério básico para o recebimento do título.

De acordo com a diretora de Atenção Básica em Saúde do Município, Ana Paula Bueno, desde outubro do ano passado, a cidade vem buscando a implantação de serviços de amamentação.

Para alcançar este objetivo, foi realizada, no Rio de Janeiro, a capacitação da equipe de funcionários da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), serviço ligado diretamente à Secretaria Municipal de Saúde.

Em seguida ocorreu a capacitação dos profissionais lotados em unidades de saúde da Prefeitura.

- A conquista deste título tem um significado muito mais amplo para a nossa administração. Ela representa outro resultado positivo do nosso trabalho para melhorar cada vez mais o sistema de atendimento na área da saúde pública, mas também torna realidade outra boa notícia dentro do nosso trabalho visando garantir a dignidade dos moradores da Baixada da Olaria. Podemos dizer que este bairro estava abandonado quando assumimos a Prefeitura. Menos de dois anos e meio depois, fizemos várias obras e serviços que demonstram o respeito às famílias locais e a presença da Prefeitura nas comunidades mais distantes da área central de Resende – disse o prefeito José Rechuan (DEM).

Em fevereiro deste ano, a Unidade do Programa Saúde da Família da Baixada da Olaria, primeira a ser capacitada e iniciar os serviços de amamentação, recebeu a visita da equipe técnica de Aleitamento Materno da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, onde funcionários deste módulo de saúde e mães responderam um questionário.

Na terça-feira desta semana, dia 17 de maio, uma nova avaliação ocorreu, e desta vez foi confirmado o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação, comprovando os bons trabalhos realizados.

- Este título é muito importante, pois certifica os bons atendimentos que estão sendo realizados na Baixada da Olaria, por todos nossos funcionários, que incentivam e acompanham as mães desde a gestação, visando à amamentação – comenta a diretora Ana Paula.

Segundo a diretora de Atenção Básica em Saúde do Município, toda unidade de saúde que ofereça atendimento pré-natal e de pediatria ou puericultura pode se tornar uma Unidade Básica Amiga da Amamentação.

As unidades médicas devem seguir os dez passos exigidos, entre eles os seguintes: treinamento de toda a equipe da unidade de saúde para implementar esta norma; orientar as gestantes e mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses; orientar as gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto; e implementar grupos de apoio à amamentação acessíveis a todas as gestantes e mães, procurando envolver os familiares.

Na Baixada da Olaria, são oferecidos grupos de atendimentos a gestantes, onde são ensinados os procedimentos sobre o aleitamento, a importância e a técnica correta para amamentar seus filhos. Além disso, as mães de recém nascidos são acompanhadas para a observação do aleitamento:

- Através dos servidores do módulo da Baixada da Olaria, é realizado todo um trabalho mostrando a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses, que pode ser completado, e realizado até os dois anos - comenta Ana Paula, acrescentando que no posto do bairro uma equipe de profissionais (médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde e auxiliar de serviços gerais), realiza os trabalhos com 24 gestantes.

MAIS CANDIDATOS – A Prefeitura também já iniciou os trabalhos para a certificação do Posto da Fazenda da Barra I, como Unidade Amiga da Amamentação. Todos os profissionais já foram capacitados, e a partir de agora, começam os trabalhos com as gestantes e as mães de recém nascidos.

Já na próxima semana, a Secretaria de Saúde inicia a capacitação de funcionários dos postos Itapuca, São Caetano, Jardim Beira-Rio/Jardim Alegria, Novo Surubi e Cabral, que também passarão a realizar o serviço.

Esta capacitação acontece entre os dias 24 e 30 de maio, de  8 horas ao meio-dia, no CDI (Centro de Diagnóstico e Imagem), que funciona ao lado do Hospital de Emergência. Ela será ministrada pela equipe da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), da Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação da nutricionista Roberta Soares.

Palavras chaves: SAÚDE