Assistência Social e Direitos Humanos

Parque da Pedra Selada terá trilha acessivel para deficientes

Parque da Pedra Selada terá trilha acessível para deficientes

Crédito: Agenor Maia

Representantes das secretarias municipais de Turismo e de Relações Comunitárias participam amanhã (dia 30) de mais uma visita técnica ao Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), em Visconde de Mauá, onde será implantada uma trilha acessível e inclusiva para portadores de deficiência. A visita contará com a participação de portadores de deficiência visual e de um cadeirante, que conhecerão o local denominado “Bosque do Visconde”.

Na ocasião, os participantes serão acompanhados pelos guardas do Parque e por representantes do Projeto EDUC – Educação Ambiental nas Unidades de Conservação, com apoio da direção do Parque, parceira neste projeto. Na primeira visita ao local, realizada em 18 de maio deste ano, o grupo propôs a instalação de um Jardim Sensorial, ressaltando elementos que estimulem os sentidos do olfato e do tato, além de outras adaptações voltadas para pessoas com algum tipo de deficiência física ou com mobilidade reduzida. A proposta inclui a instalação de sinalização em braile, rampas, corrimões e informações para surdos-mudos.

Para o Secretário de Turismo, Antonio Leão, uma trilha acessível a portadores de deficiência será um atrativo também para os idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida. “Todos nós podemos nos encontrar, um dia, em alguma situação em que enfrentaremos limitações. Por isso é importante oferecer opções de passeio para todos”, salientou.

- A prioridade da Prefeitura é consolidar a vocação de Resende para a prática de esportes na natureza, incluindo os portadores de necessidades especiais nestas atividades – frisou Leão, salientando que as secretarias municipais de Urbanismo e de Assistência Social também são parceiras de um projeto maior, denominado "Turismo para Todos".

Palavras chaves: Trilha