11/08/2009

Para governador, fechamento do IML em Resende "foi uma vergonha"

Rechuan: "Reabertura do Instituto era uma prioridade e hoje ela se concretiza"

Para governador, fechamento do IML em Resende "foi uma vergonha"

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A entrega das obras de reforma do IML (Instituto Médico Legal) de Resende – que a princípio aconteceria no posto do Alto dos Passos, onde o serviço volta a funcionar neste mês – foi feita oficialmente pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito José Rechuan (DEM) na cerimônia realizada hoje à tarde, no Parque das Águas. Cabral e Rechuan descerraram simbolicamente a placa de entrega da reforma do IML, que será afixada na sede do posto. Na cerimônia do Parque das Águas, o prefeito voltou a criticar o fechamento do Instituto em Resende, lamentando novamente os transtornos causados por esse fato às famílias da cidade.

- Assumimos a Prefeitura e tivemos que nos desdobrar para resolver esta questão. Com o apoio do deputado Pedro Fernandes e da Câmara Municipal iniciamos diversas gestões junto ao Governo do Estado para que o serviço fosse retomado. E hoje, felizmente, isso acontece. Agradecemos ao governador Sérgio Cabral porque ele também teve sensibilidade para a gravidade da situação e abraçou essa bandeira conosco – disse Rechuan.

No seu discurso desta terça-feira em Resende, Sérgio Cabral também lamentou o fechamento do IML durante a gestão anterior do governo estadual, classificando esse episódio como “uma vergonha”. Ele confirmou o esforço do prefeito José Rechuan para que o serviço voltasse a funcionar na cidade, frisando que a reabertura do instituto acontece já a partir deste mês.

O apoio do Estado à realização de ações na área de saúde em Resende também foi ressaltado por Rechuan durante a cerimônia do Parque das Águas. Ele elogiou a Unidade de Tomografia Móvel, que ficará na cidade durante duas semanas, e frisou a importância da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que será construída no Município através de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil.

- Como médico, posso atestar o quanto serão importantes estas duas realizações para o povo de Resende. As ações na área da saúde espelham, na verdade, a forma de trabalhar que o governador Sérgio Cabral está implantando no Estado do Rio de Janeiro. O jeito dele é unir esforços para melhorar a qualidade de vida da população das cidades do nosso estado. Este estilo novo de fazer política merece os nossos aplausos – disse Rechuan.

Encerrando seu pronunciamento, o prefeito entregou duas camisas do Resende Futebol Clube para o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão (uma para cada). O Resende é um dos representantes da região Sul Fluminense no Campeonato estadual de Futebol da Primeira Divisão.

* Na foto, o deputado Pedro Fernandes, o governador Sérgio Cabral e o prefeito José Rechuan (primeiro, segundo e terceiro da esquerda para a direita), no lançamento da Unidade de Tomografia Móvel em Resende.

Palavras chaves: SERVIÇO RETOMADO