Resende

16° Min32º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

02/09/2014

Oficinas de geração de emprego e renda serão apresentadas durante Fórum Intersetorial de Saúde Mental

Objetivo será divulgar Horta e projeto Criando e Recriando Arte

Oficinas de geração de emprego e renda serão apresentadas durante Fórum Intersetorial de Saúde Mental

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   Nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, a Secretaria de Saúde realiza mais um Fórum Intersetorial de Saúde Mental, às 8h, no Espaço Z, no Centro, ao lado da Rodoviária Velha. Desta vez, o tema será Geração de Trabalho e Renda. O objetivo será divulgar as oficinas de geração de trabalho e renda do Programa de Saúde Mental: a Horta e o projeto Criando e Recriando Arte, que realiza customização de roupas e velas artesanais.

   Na programação, haverá palestra de responsáveis pela Oficina Papel Pinel, do Rio de Janeiro, onde usuários da saúde mental trabalham com papel reciclado, e pelas duas oficinas de Resende, que atendem pacientes com transtornos mentais.

   - É importante divulgar o trabalho realizado nas oficinas, que promovem a inclusão dos usuários da saúde mental pela geração de renda, o que permite a eles ter autonomia - destacou a diretora de Saúde Mental, Ângela Monteiro.

    Ela lembra que os fóruns têm a finalidade de debater temas da saúde mental, além de integrar diversos setores. Segundo Ângela Monteiro, o evento é aberto para a participação do público em geral e é um espaço para perguntas e discussão.

   As duas oficinas de geração de trabalho e renda do Programa de Saúde Mental de Resende foram aprovadas pelo Ministério da Saúde e receberam, cada uma, R$ 15 mil para implantação dos projetos. A Horta funciona no Caps Casa Aberta. Já a oficina "Criando e Recriando Arte" acontece na rua Alfredo Sodré, 91, no bairro Santa Cecília. O material produzido é vendido em feiras e em uma barraca no Calçadão de Campos Elíseos.

   O CAPS Casa Aberta tem cerca de 3.400 pacientes cadastrados atualmente. Cada um tem um projeto terapêutico individual, que pode ser semi-intensivo, intensivo e não intensivo. O centro conta com uma equipe multiprofissional, com médico psiquiatra, enfermeira, psicólogo, assistente social, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, agentes de programa sociocultural e desportivo, entre outros.

  Os serviços oferecidos são: acompanhamento médico, psicológico e com assistente social, grupos terapêuticos, de família e com a comunidade e visitas domiciliares. Os pacientes participam de oficinas de Esporte, Culinária, Vídeo, Higiene e Beleza, de expressão corporal, Música e Mergulho, além das oficinas de geração de emprego e renda.

 

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados