EDUCAR

Assembleias temáticas começam no próximo dia 17

Novo Plano Municipal de Educação será debatido com segmentos da sociedade

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Conselho Municipal de Educação de Resende (CEDUR) inicia neste mês as assembleias temáticas para elaboração das propostas do Plano Municipal de Educação 2015-2025. O objetivo é que diferentes segmentos da sociedade participem da discussão de metas e estratégias voltadas para o fortalecimento da educação do município.

- O CEDUR teve dois anos para elaborar as propostas, de acordo com o Plano Nacional de Educação, mas dentro da realidade do município. Agora vamos levá-las ao conhecimento da população para que participem da sua construção - explica a presidente da comissão executiva articuladora do Plano Municipal, Helena de Oliveira Botelho.

Ao todo serão realizadas 10 assembleias temáticas e os participantes poderão opinar e dar sugestões. No dia 17 e no dia 26 de março, às 18h30, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), no bairro Jardim Jalisco, acontecem os encontros sobre "Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Pública Municipal".

Ainda em março, no dia 21, às 9 horas, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), serão apresentadas propostas para a "Educação Superior", e no dia 31, às 18h30, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), sobre "Educação Infantil".

Em abril, no dia 7, às 18h30, no Senac, a assembleia será sobre "Gestão e Financiamento - Acompanhamento e Avaliação". No dia 14, o tema será "Educação Especial", e no dia 16, "Ensino Fundamental", os dois encontros acontecem na AEDB, a partir das 18h30. No dia 30, também na AEDB, às 19 horas, o público debaterá o tema "Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional".

Em maio, no dia 6, a assembleia será sobre "Educação no Campo", às 18h30, na AEDB. Encerrando a programação, no dia 9, às 9 horas, no Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), os segmentos se reunirão para debater o tema "Educação à Distância e Tecnológica".

A apresentação e discussão final das propostas acontecem no Fórum Municipal de Educação, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2015. A última etapa será o envio do Plano para aprovação na Câmara Municipal.

O CEDUR tem a finalidade de analisar e apoiar as decisões dos rumos da Educação de Resende e atua diretamente com a Secretaria Municipal de Educação. Suas reuniões são abertas à comunidade e acontecem toda última sexta-feira do mês, às 14 horas, na AEDB e no pólo da Universidade Aberta do Brasil/Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, alternadamente. Outras informações poderão ser obtidas nos endereços eletrônicos cedur.resende@yahoo.com.br ou comissaodeestudos@outlook.com.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO