21/07/2009

Unidade será construída pelo Governo do Estado

Município vai operar nova Estação de Tratamento de Esgoto

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Representante do prefeito José Rechuan (DEM) na audiência pública realizada semana passada para debater a obra da Estrada-Parque em Mauá, o presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezzi, disse que a Prefeitura vai ser a responsável pela operação de uma das três estações de tratamento de esgoto a serem construídas pelo Governo do Estado na região beneficiada por esta via de acesso. A ETE, cujo funcionamento ficará a cargo da Prefeitura de Resende, será construída na Vila de Mauá, enquanto as outras duas estações, uma em Maringá e a outra em Maromba, serão operadas pela Prefeitura de Itatiaia.

A construção de três estações de tratamento de esgoto faz parte do conjunto de ações previsto para a região durante a obra da Estrada-Parque, que terá uma extensão aproximada de 20 quilômetros, desde o distrito resendense da Capelinha até a localidade de Maromba, em Itatiaia, passando pela Vila de Mauá e o Lote Dez, ambos situados na cidade de Resende. Outras obras previstas neste plano são a urbanização da Vila de Mauá, a construção de cruzamentos específicos para a passagem de animais e a reforma de três mirantes já existentes.

A importância da Estrada-Parque para o desenvolvimento do turismo regional foi um dos temas da primeira audiência este ano do prefeito José Rechuan (DEM) - foto, com o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB). A audiência ocorreu no Palácio Laranjeiras e contou com as participações do deputado estadual Pedro Fernandes (DEM) e do prefeito de Itatiaia, Luís Carlos do Ypê (PP).

Na semana passada, Rechuan foi à Brasília, onde encaminhou um pleito à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) visando o cancelamento da cobrança do pedágio de Itatiaia para veículos emplacados em Resende. Por esse motivo, ele não pôde comparecer a audiência pública sobre a Estrada-Parque em Mauá. Mas, em carta encaminhada aos moradores do distrito, através do presidente da AMAR, o prefeito reafirmou seu apoio à construção desta estrada “como forma de incrementar o turismo e a economia da região”.

Palavras chaves: SANEAMENTO BÁSICO