03/08/2009

Município continua sem nenhum caso confirmado de gripe suína

Resultado de exame em paciente falecido neste domingo sai nos próximos dias

Município continua sem nenhum caso confirmado de gripe suína

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Resende informou, no começo da tarde desta segunda-feira, dia 03 de agosto, que não há até agora nenhuma morte confirmada na cidade por causa da gripe suína.  Segundo a Secretaria, um homem que estava internado no Hospital de Emergência (foto) faleceu na manhã de ontem, domingo, com complicações decorrentes de pneumonia. No entanto, o resultado do exame que confirmará ou não se ele estava com gripe suína só ficará pronto nos próximos dias.

O paciente de 35 anos deu entrada no hospital na quinta-feira da semana passada (30 de julho). No dia seguinte, diante dos sintomas gripais, foi coletado material para a realização deste exame. Ao ser internado, o paciente apresentava um quadro de insuficiência respiratória aguda e de pneumonia. Ele foi medicado com o remédio Tamiflu, que é indicado nos casos de gripe suína.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados no começo da tarde de hoje, no momento quatro casos suspeitos continuam sendo monitorados na cidade. Dois deles foram submetidos ao exame específico da gripe suína, mas já tiveram alta de um hospital particular do Município, onde tinham sido internados.

MEDICAMENTOS – A Secretaria Estadual de Saúde descentralizou a distribuição do medicamento Fosfato de Oseltamivir, usado para tratamento de gripe suína. O Corpo de Bombeiro de Resende já recebeu o remédio, que deve ser liberado para pacientes que se enquadrarem nas exigências do Ministério da Saúde. Os critérios indicados para uso do medicamento são os seguintes: sintomas graves e pacientes do grupo de risco. A cidade de Resende recebeu 130 cápsulas, quantidade indicada para o tratamento de 13 pacientes. Se houver mais casos com necessidade do remédio, a Secretaria Municipal de Saúde pode solicitar a chegada de mais cápsulas.

Palavras chaves: SAÚDE