09/09/2009

Município busca recursos para recuperar casas em áreas de risco

Rechuan e vereadores apresentam pedido de verbas em Brasília

Município busca recursos para recuperar casas em áreas de risco

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Acompanhado pelos vereadores Luiz Fernando Pedra (PV), presidente da Câmara Municipal; Kiko Besouchet (PP) e Jeremias Casemiro – Mirim (DEM), o prefeito José Rechuan (DEM) - na foto, ao centro, viajou hoje à Brasília, onde permanecerá até amanhã (quinta-feira), com objetivo de obter recursos federais para investimentos na cidade nos setores de Infra-Estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Rechuan disse que encaminhará um projeto ao Ministério das Cidades solicitando a liberação de R$ 750 mil para recuperar aproximadamente 150 imóveis. Vistoriados pela Defesa Civil do Município, estes imóveis se encontram em situação de risco. Segundo Rechuan, os recursos pedidos com este objetivo fazem parte do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade de Assentamentos Precários, que dispõe de programas especiais para os setores de regularização fundiária, segurança e melhorias de imóveis que oferecem riscos às suas respectivas famílias. O levantamento da Defesa Civil de Resende aponta a existência de imóveis neste estado em diversos bairros, como Itapuca, Vila Vicentina, Cabral, Surubi, Cidade Alegria, Fazenda da Barra, Lavapés, Morro do Cruzeiro, Residencial Monet, Vila Santa Isabel e São Caetano, entre outras comunidades. - A Defesa Civil do Município vem trabalhando com dois objetivos básicos: atender os casos de emergência e desenvolver ações preventivas visando evitar possíveis transtornos. A identificação dos imóveis em situação de risco já pode ser considerada um dos resultados concretos das medidas de prevenção. Agora, estamos buscando recursos federais para recuperar os imóveis, assegurando dessa maneira às famílias condições de moradia com segurança e dignidade – disse Rechuan, acrescentando que, caso a liberação da verba seja autorizada, a Prefeitura vai entrar com uma contra-partida de dez por cento do valor total dos recursos (R$ 75 mil). Na viagem à Brasília, Rechuan e os vereadores vão se reunir também com o presidente da Comissão de Infra-Estrutura do Senado Federal, senador Fernando Collor (PTB-AL). O objetivo da audiência será defender a instalação em Resende de uma das estações de parada do Trem Bala, que ligará os municípios do Rio de Janeiro-São Paulo e Minas Gerais a partir de 2014. Rechuan já tratou deste assunto duas vezes com o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo. – O presidente da ANTT me informou que a decisão de parada do trem bala caberá a empresa vencedora da licitação. O que precisamos fazer agora é preparar a cidade para receber esta estação. Entre as condições favoráveis neste sentido, temos a maior quantidade de planície do Sul do Estado, o maior aeroporto da região e a localização estratégica entre os três estados principais do País. Portanto, Resende reúne condições favoráveis para receber uma estação do Trem Bala – disse o prefeito.
Palavras chaves: DEFESA CIVIL