02/07/2009

Município aguarda decisão do Governo Federal sobre número de moradias

Mais três residências são entregues no bairro Paraíso

Município aguarda decisão do Governo Federal sobre número de moradias

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Encerrada a fase de inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida, projeto que prevê a construção de casas populares em Resende através de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, a diretoria de Habitação do Município aguarda agora a definição do número de residências que serão construídas em Resende. Esta definição cabe ao Governo Federal, que decidirá a quantidade de moradias de acordo com o déficit habitacional de cada município contemplado. As inscrições em Resende foram encerradas no dia 19 de julho passado. Segundo a diretoria de Habitação da Prefeitura, 7.819 famílias se inscreveram para o programa.

O Programa Minha Casa, Minha Vida vai beneficiar famílias com renda de zero a três salários mínimos e os imóveis serão construídos em áreas cedidas pela Prefeitura – a cessão de áreas pelo Município foi um dos critérios que o Governo Federal utilizou na definição das cidades contempladas com o projeto. A Prefeitura estuda algumas áreas destinadas à construção dos imóveis e a decisão sobre a localização dos terrenos deverá ser anunciada em breve. A previsão é de que só no Estado do Rio de Janeiro, 75 mil residências sejam edificadas através deste programa.  Cada unidade do Programa Minha Casa, Minha Vida terá 37 metros de área construída, dividida em dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Segundo a coordenadora da Diretoria de Habitação, Patrícia Vieira, as fichas de inscrições de todas as famílias cadastradas para o programa em Resende já foram enviadas ao Governo Federal, que agora analisará todas as informações sobre os candidatos. De acordo ainda com Patrícia, apesar de “as pessoas inscritas terem apresentado a documentação em Resende, as respectivas fichas passarão por critérios de avaliação nos órgãos federais competentes”.

CASAS ENTREGUES – A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança (Obras), entregou, recentemente, mais três casas na Rua Nossa Senhora da Glória, no bairro Paraíso, cuja construção foi concluída pela administração do prefeito José Rechuan (DEM).

Estas residências fazem parte do PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social), que é desenvolvido pelo governo municipal em parceria com o Governo Federal. Com isso, subiu para oito o número de moradias do programa entregues aos moradores pela atual administração da cidade. Ao todo, Resende foi contemplada com 23 casas do programa (foto).

Iniciada em 2004, a construção dos imóveis através do PSH só agora está sendo concluída pela Prefeitura porque o governo anterior não providenciou a compra dos materiais necessários ao término dos trabalhos. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Rubens Almada, as obras foram retomadas este ano e a previsão é de que as outras 18 residências sejam entregues nos próximos três meses.

Palavras chaves: MINHA CASA, MINHA VIDA