22/05/2014

Moradores da Grande Alegria ganham Academia da Saúde

No local, serão oferecidas atividades físicas, dança, orientação nutricional, entre outras

Moradores da Grande Alegria ganham Academia da Saúde

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Os moradores da região da Grande Alegria recebem neste sábado, dia 24 de maio, às 10h, a Academia da Saúde, localizada ao lado do posto de saúde do bairro Jardim Primavera. A obra teve início do ano passado e representa um investimento de mais de R$ 202 mil, sendo R$ 100 mil do governo federal, e o restante dos cofres municipais.

No local, serão oferecidas atividades como a prática corporal (dança, luta, capoeira) e atividade física; promoção de atividades de orientação nutricional e alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato), entre outras ações que contribuam para uma vida saudável. O Programa Academia da Saúde foi criado pelo Ministério da Saúde.

A unidade vai beneficiar moradores de todas as idades dos bairros Jardim Primavera, Vila Isabel, Jardim Aliança I e II, Morada do Contorno, Morada da Montanha e Jardim D'Oeste. O posto de saúde do bairro Jardim Primavera fica na rua dos Pintassilgos, s/n.

A superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, explica que o espaço inclui uma área livre e uma área de convivência. Entre algumas atividades que poderão ser realizadas no local estão ginástica, caminhadas orientadas e exercícios de alongamento.

- Esse espaço é muito importante na promoção da saúde preventiva, pois permite desenvolver diversas atividades físicas, de lazer e que incentivem uma vida saudável. Por exemplo, o trabalho com hipertensos e diabéticos, que envolve o acompanhamento desses pacientes, poderá agregar atividades físicas e de orientação nutricional na Academia da Saúde - destacou.

Resende foi contemplada com uma Academia Intermediária, determinada pelo tamanho do terreno. Um dos pré-requisitos é a proximidade com uma unidade de saúde, para que as atividades sejam vinculadas à atenção básica.

Segundo Ana Paula Bueno, a unidade vai contar, inicialmente, com profissionais de educação física, nutricionistas e enfermeiros. A superintendente de Atenção Básica adiantou também que o interesse da Prefeitura é expandir o programa para outros bairros, principalmente aqueles mais distantes do centro do município.

Os interessados já podem procurar a Academia da Saúde para se inscrever nas atividades.

Confira o cronograma:

De segunda a sexta - das 7h às 9h - atividade física

De segunda a sexta - das 15h às 16h - orientação nutricional

De segunda a sexta - das 16h às 17h - fisioterapia

De segunda a sexta - das 17h às 18h - atividade física

Toda primeira quarta-feira do mês - das 9h às 11h - Oficinas de Saúde, Higiene e Beleza

Toda segunda quarta-feira do mês - das 13h às 15h - Oficina de Mosaico

Quinzenalmente sexta-feira - das 9h às 11h - Dança e Alongamento