Superintendência de Eventos

25/09/2015

Missa e Desfile Cívico estão na programação do dia de aniversário da cidade

Escolas mostram a preocupação com a água e a energia no Desfile do Aniversário da cidade

Missa e Desfile Cívico estão na programação do dia de aniversário da cidade

Crédito: Aquivo - ACOM/PMR

As escolas municipais vão destacar o tema “Água, Energia e Luz: Economia e Sustentabilidade da Vida”, no desfile de 29 de setembro, comemorativo ao aniversário da cidade, que contará ainda com a participação de entidades cívicas e militares, escolas estaduais, entre outras. O evento começa às 9 horas, na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, no Jardim Jalisco. Uma missa antecederá o desfile, às 8 horas, no Parque das Águas.

O tema será apresentado pelas unidades de ensino através de painéis, cartazes, desenhos, frases, maquetes, entre outros trabalhos. O objetivo é mostrar as atividades que as escolas fazem o ano todo sobre assuntos da atualidade. Já os alunos das creches passam pela avenida caracterizados pelo tema: “Parabéns Resende, princesinha do vale”.

- No início do ano lançamos uma campanha nas unidades voltada para o consumo consciente da água. Estão participando alunos, diretores, professores, ou seja, toda comunidade escolar. Estamos despertando a mudança de atitude quanto ao consumo da água para controlar o desperdício – explica o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

Cada instituição vai mostrar um conteúdo dentro do tema principal. O Programa AABB Comunidade vai trazer trabalhos sobre o - O Sol; a Escola Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria) - Fogos e Raios; Escola Júlio Verne (Vicentina) - Fotossíntese; Escola Moacir Coelho da Silveira (Serrinha) - Arco-íris; Escola Maria de Assis Barboza (Cabral) - Energia hidrelétrica – história da lâmpada; Escola Noel de Carvalho (Nova Liberdade) - Energias renováveis; Ciep 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota) - Olhos janelas do mundo; Escola Hetelvina Carneiro (Vargem Grande) - Medicina, e Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria) - Fibra ótica, código de barras e satélites.

Além das escolas, participarão do desfile pelotões e banda da Academia Militar das Agulhas Negras, 37º Batalhão da Polícia Militar, 23º Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, 12º Distrito de Escoteiros, Programa Terceira Idade Ativa, Programa Gente Eficiente.

Também confirmaram presença as escolas estaduais Dr. João Maia, Oswaldo da Rocha Camões, Ciep 347 (que tem gestão compartilhada com o município) e Ciep José Medeiros, representantes do Rotary, do Lions, da Maçonaria, de secretarias municipais, entre outras entidades. Vão animar o desfile as Fanfarras Opinião (formada por grupos da terceira idade), das Escolas Júlio Verne, Noel de Carvalho e Hetelvina Carneiro e do Colégio Getúlio Vargas, entre outras.

MISSA - A missa em ação de graças pelos 214 anos de Resende que antecederá o desfile cívico, nesta terça-feira, dia 29, às 8 horas, será celebrada pelo padre Márcio Mendes, da Paróquia Santa Cecília, com a participação ainda das Paróquias Nossa Senhora da Conceição, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Sagrada Família, Capelania e São José (Itatiaia).

Palavras chaves: ANIVERSÁRIO DA CIDADE