Assistência Social e Direitos Humanos
19/12/2011
Jovens participam de capacitação nas áreas de administração e comércio
Inglês, Espanhol e informática
Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos divulgou esta semana um balanço sobre o trabalho desenvolvido pelo ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).
O ProJovem é um programa de inclusão social realizado através de uma parceria da Prefeitura de Resende com o Governo Federal.
Em 2011, o objetivo principal da Prefeitura por meio do projeto foi oferecer cursos de capacitação profissional visando preparar jovens e adolescentes de baixa renda para o mercado de trabalho.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona, entre as ações que tiveram destaque este ano esteve a formação de 60 alunos no curso de Práticas de Escritório.
As aulas tiveram a duração de quatro meses e foram ministradas no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Os alunos aprenderam técnicas sobre a iniciação ao mercado de trabalho, apresentação pessoal, atendimento ao cliente, noções de Inglês e Espanhol, redação, informática básica, arquivamento de documentos e protocolo.
Outra ação que garantiu a capacitação dos adolescentes aconteceu através do Programa Capacita Comércio, numa iniciativa conjunta da Prefeitura com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o Sebrae-RJ (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e duas secretarias municipais (Assistência Social e Direitos Humanos (Turismo e Comércio).
Foram oferecidos cinco cursos beneficiando 25 estudantes, que aprenderam noções sobre atendimento ao público, técnica de vendas e estoque, entre outros procedimentos, recebendo dessa maneira a qualificação visando trabalhar no comércio da cidade.
Além da capacitação, o balanço feito pela Prefeitura a respeito do ProJovem destacou as atividades recreativas e culturais, como aulas de capoeira, teatro, dança (maracatu), coral; noções de cidadania e de meio ambiente, além de debates e palestras sobre os temas sexualidade, meio ambiente e prevenção contra drogas, promovidas através de uma ação integrada entre as secretarias municipais.
Os adolescentes participaram também, de campanhas preventivas sobre a Dengue, Laço Branco (pelo fim da violência contra a mulher) e de arrecadação de alimentos.
A parte cultural também foi incentivada durante o ano, por meio de excursões, cujos destinos foram lugares históricos e passeios que proporcionaram lazer e descontração.
Para o prefeito José Rechuan, uma das prioridades da administração municipal para o próximo ano continuará sendo o aumento da oferta de empregos e a capacitação dos jovens.
O prefeito lembrou que, para garantir a participação dos adolescentes nas atividades, a administração disponibilizou vale-transporte para locomoção dos mesmos.
FORMATURA – Na semana passada, dia 12, a Prefeitura realizou, no auditório do Colégio Estadual Olavo Bilac, a formatura dos 70 adolescentes do ProJovem que concluíram o ciclo 2010 e 2011 (foto).
Participaram da solenidade o prefeito José Rechuan; a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona; a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Soraia Cavalcanti e a coordenadora do ProJovem em Resende, Rita de Cássia Monnerat, além da presidente da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha.
Durante a solenidade, foi anunciado que a partir de janeiro serão abertas as inscrições para formação de novas turmas do ProJovem.
O cadastro será feito nas unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que se localizam nos bairros Toyota, Lavapés, Jardim Esperança e Itapuca, e nas quais acontecem as atividades do projeto.
Palavras chaves: MERCADO DE TRABALHO