Desenvolvimento Urbano

21/08/2012

Instituto Marechal José Pessoa analisa assuntos debatidos pelos Comitês Técnicos

Ações da AMAR foram apresentadas no Comitê “Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Segurança”

Crédito: AMAR/PMR

O Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento, denominado Instituto Marechal José Pessoa, realiza nesta quarta-feira, dia 22, a primeira reunião para analisar os assuntos debatidos pelos Comitês Técnicos. O objetivo é aprofundar a discussão da revisão do Plano Diretor para definir os rumos do desenvolvimento econômico e social do município. O encontro está marcado para as 18h, na Casa dos Conselhos.

Entre os temas já debatidos estão "Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Segurança", "Saúde, Assistência Social e Cidadania" e "Educação, Cultura e Esporte". As propostas relativas ao assunto "Desenvolvimento Econômico", coordenado pela AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), ainda serão discutidas.

No último dia 8, a equipe da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende) apresentou um relatório das ações implantadas no período de janeiro de 2009 a julho de 2012, com o objetivo de debater propostas para a revisão do Plano Diretor.

O encontro fez parte do Comitê Técnico sobre o tema "Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Segurança", coordenado pela Academia Militar das Agulhas Negras. De acordo com o presidente da AMAR, Paulo Fontanezzi, a explanação serviu para mostrar que as iniciativas implantadas pela Prefeitura se tornaram importantes ferramentas para criação de políticas públicas.

- Nosso objetivo é promover o desenvolvimento de Resende sem impactos para a natureza, proporcionando conforto ambiental à população, ou seja, mantendo as áreas verdes preservadas e revitalizadas - disse.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura investiu mais de R$ 5 milhões em ações voltadas para o meio ambiente. Entre elas, a AMAR destaca a implantação do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, que inclui a "Coleta Seletiva Domiciliar", que atualmente atende 31 bairros, totalizando cerca de 15 mil residências.

Entre outros projetos que também fazem parte desse programa estão a "Coleta de Óleo" em escolas e estabelecimentos comerciais; "Tratamento de Lâmpadas" e "Pneus Inservíveis". Fontanezzi destacou que, com a realização dessas iniciativas, Resende conseguiu dar destino certo aos materiais, diminuindo os danos causados ao meio ambiente.

No relatório, a AMAR citou também os avanços alcançados no Programa Resende Mais Verde, que tem a finalidade de reflorestar áreas urbanas e de preservação permanente. De 2009 para 2011, o número de mudas plantadas em todo o município subiu de quatro mil mudas para 18.256. Nesta mesma linha está o programa "Protetores de Água", que recuperou matas ciliares para preservação de rios, córregos e nascentes.

- Nesta frente de trabalho podemos destacar também a revitalização de praças e parques, que receberam serviços de capina, plantio de mudas, instalação de brinquedos, entre outros. No início da atual gestão encontramos 70% dessas áreas totalmente abandonadas - ressalta.

Como complemento desse trabalho, o presidente da AMAR destacou o aumento na produção de mudas, que subiu de quatro mil para 30 mil, entre os anos de 2009 e 2011. Elas são produzidas no Horto Municipal, em parceria com o CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende). Os jovens atendidos pela Fundação participam de aulas sobre a produção e manutenção de mudas, que são doadas à população.

- Nos últimos três anos intensificamos as ações voltadas para a educação ambiental, que envolveram eventos temáticos, visitas orientadas, palestras, oficinas socioambientais, exposições itinerantes, etc. Elas fizeram parte do Programa de Mobilização, Comunicação e Educação Ambiental que atendeu mais de 20 mil cidadãos - conclui Fontanezzi.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO