Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 

Desenvolvimento Urbano

24/10/2012

Instituto José Pessoa promove reunião nesta quarta-feira para discutir ResendeGeo

Programa de geoprocessamento auxiliou Prefeitura a elaborar revisão do Plano Diretor, já encaminhada para Câmara

Instituto José Pessoa promove reunião nesta quarta-feira para discutir ResendeGeo

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

   O Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento, denominado Instituto Marechal José Pessoa, realiza nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, a partir das 18 horas, na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), uma reunião ordinária para a apresentação da terceira fase do convênio assinado entre a Prefeitura e a PUC (Pontifícia Universidade Católica) para a revisão do Plano Diretor do Município (PD).

   - As reuniões ordinárias são realizadas mensalmente para apresentar os resultados dos trabalhos do Instituto. Vamos apresentar ainda aos representantes das entidades integrantes do órgão e para o público presente o ResendeGeo na internet e os resultados das reuniões dos comitês temáticos que debateram vários temas, entre eles saúde, educação e desenvolvimento urbano - explicou o secretário de Planejamento e presidente do Instituto José Pessoa, Alfredo José de Oliveira.

   Segundo o secretário, a terceira fase do convênio com a PUC terminou com a revisão do PD, que já foi enviado para a Câmara Municipal para aprovação. Dentro dessa fase, foram revisadas as leis complementares ao Plano Diretor, que são a Lei de Parcelamento de Solos, o Código de Obras, o Código de Posturas, o Código Ambiental e a capacitação do Grupamento Florestal da Guarda Municipal.

   O ResendeGeo é um software de geoprocessamento desenvolvimento para a Prefeitura de Resende para ser utilizado como ferramenta de atualização de planejamento e formulação de políticas públicas e para aperfeiçoar o sistema de Ouvidoria, tornando-o acessível à população pela internet, dentro do site da Administração Municipal.

   - Atualmente o ResendeGeo está hospedado dentro do site da PUC, no endereço provisório www.nat.civ.puc-rio.br/resendegeo. A ideia é disponibilizá-lo no endereço eletrônico da Prefeitura futuramente, permitindo que um cidadão, ao reclamar de um terreno baldio, possa visualizá-lo através dessa ferramenta, o que também pode ser feito pela Ouvidoria para averiguar os endereços onde constam as reclamações - explicou Alfredo, salientando que as imagens utilizadas na ferramenta atualmente foram produzidas em 2009, mas que elas serão atualizadas no próximo ano, quando o ResendeGeo já estiver disponível.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados