27/01/2014
Instituto Federal inicia obras para instalação de Escola Técnica no GSSAN
Unidade vai oferecer cursos profissionalizantes gratuitos
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Mais uma oportunidade de qualificação gratuita está se concretizando em Resende. O Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio de Janeiro (IFRJ) já iniciou este mês as obras de adequação do Grêmio de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras (GSSAN), para instalação do seu campus no município. A unidade, que inicialmente oferecerá formação em cursos técnicos, tem previsão para ficar pronta no final de março, para que as aulas tenham início em abril.
A reforma começou pelo térreo onde funcionava a área social do clube. No espaço está sendo feita a colocação de divisórias para a criação de salas de aula, laboratório de informática, setor administrativo, biblioteca e sala de professores. Os serviços representam a primeira etapa das obras, que englobam ainda a limpeza e pintura de um galpão que abrigará aulas práticas dos cursos, além da adaptação dos banheiros e reforma do telhado.
- Paralelo aos serviços de reforma providenciamos a segurança e a manutenção da área, inclusive das piscinas. O concurso para seleção de professores que atuarão na unidade também caminhará junto com as obras para acelerar o processo de abertura da escola - informa o diretor administrativo do IFRJ no Campus Volta Redonda, Francisco Esteves.
O pólo Resende vai começar a funcionar com a oferta do curso de Técnico de Segurança do Trabalho, que oferecerá 36 vagas. A formação poderá ser cursada ao final do ensino médio - ou concomitante, ou seja, por quem ainda esteja cursando-o em outra instituição de ensino. O edital para o processo seletivo, com datas de provas, será divulgado pelo Instituto.
De acordo com Esteves, as obras de adequação das demais áreas do GSSAN continuam no decorrer do ano, pois o objetivo é ampliar a estrutura para receber novos cursos. Entre eles já está previsto o de Eletromecânica.
- Nossa expectativa é que no primeiro ano de funcionamento o campus possa atender cerca de 110 alunos, e no futuro, em três e quatro anos, uma média de 1.000 estudantes - ressalta o diretor do IFRJ.
Para o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, a implantação da unidade se faz necessária para a qualificação da mão de obra local, visando a atender a demanda das novas empresas que estão se instalando no município.
- A vinda desse pólo é uma grande conquista para o governo municipal. Vamos trabalhar em parceria com o Instituto para aumentar o número de cursos oferecidos aos jovens. Nossa meta é que eles tenham oportunidade de se qualificar para concorrer às vagas de emprego - destacou.
Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL