EDUCAR

21/08/2015

Instituto Federal de Educação promove encontro para debater demandas de cursos

Polo de Resende deve começar a funcionar a partir do próximo mês

Instituto Federal de Educação promove encontro para debater demandas de cursos

Crédito: Divulgação

A Prefeitura participa nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 14 horas, na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), no bairro Itapuca, da roda de conversa promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O encontro tem como tema “Conhecendo o IFRJ - Dialogando com a Sociedade”. O objetivo é apresentar a implantação do Campus Avançado Resende, os cursos e as atividades que serão oferecidas.

Foram convidados diretores do IFRJ, iniciativa privada, comerciantes, representantes da Prefeitura, profissionais da Educação, segmentos da sociedade civil organizada, entre outros. Às 14 horas será realizada a solenidade de abertura com a participação das autoridades presentes.

Às 14h30 começa a apresentação da Instituição, e às 15h30 a coleta de dados com os interesses da sociedade, como sugestões de cursos que atendam a demanda do mercado. A partir das 16 horas será aberta a roda de conversa e o encerramento do evento está previsto para as 17h30.

- Além de apresentar o cronograma de início do funcionamento do campus, a intenção do Instituto é dialogar com a sociedade sobre suas demandas para a formação e qualificação profissional na cidade e no seu entorno – adianta o secretário de Educação de Resende, Mário Rodrigues.

O Campus Avançado Resende vai funcionar no antigo Grêmio de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras (Gssan). A primeira etapa das obras de adequação do espaço está na fase final. A reforma da parte elétrica está pronta e estão sendo concluídos os últimos serviços de reforma da estrutura, como pintura geral e melhorias nos sanitários.

A entrega da obra deve acontecer em outubro, mas a expectativa da Instituição é que na segunda quinzena de setembro o setor administrativo já esteja funcionando. A partir desse período, os alunos poderão obter informações sobre cursos e processos seletivos no próprio local.

O primeiro curso de qualificação profissional que será oferecido no campus é “Gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho”, com previsão para início no final de outubro. Serão oferecidas 35 vagas, sendo cinco por cento delas para pessoas com deficiência. A carga horária total será de 160 horas e poderão se inscrever no processo seletivo quem tiver concluído o ensino médio.

Já as primeiras turmas dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho e Guia de Turismo começarão a funcionar no início de 2016. O processo seletivo de alunos para os cursos será divulgado pela Instituição.

Outro cronograma do Instituto é o início da segunda etapa da obra de adequação do Gssan. O processo de licitação para contratação da empresa responsável pelas obras foi iniciado. Estão previstas a reforma do galpão, a construção de blocos de prédios para receber novos cursos, entre outros serviços.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO