19/08/2009

Inscrições para Educação de Jovens e Adultos podem ser feitas até o fim do mês

Município pretende atender mais de 1.700 alunos neste ano com o projeto

Inscrições para Educação de Jovens e Adultos podem ser feitas até o fim do mês

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) informa que ainda estão abertas as matrículas para as novas turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem ir a escola pública mais próxima da sua casa e reservar a vaga. As turmas serão formadas de acordo com a procura.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira destinado aos jovens e adultos – geralmente à partir de 15 anos de idade - que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada e querem voltar a estudar. No ano passado, 1.557 alunos concluíram a Educação Básica através do EJA em Resende. A meta da administração do prefeito José Rechuan (DEM) é aumentar esse número em dez por cento.

- Vale lembrar que a EJA é um direito constitucional que assegura gratuitamente a formação aos jovens e adultos e a oportunidade de efetivar um caminho de desenvolvimento, permitindo a atualização de conhecimentos, a troca de experiências e o acesso a novas formas de trabalho e cultura – declarou a coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Prefeitura, Rejane Maria Siqueira.

Só para o pólo do Bairro Cabral, a Prefeitura está oferecendo quase 100 vagas para os moradores dessa localidade. Atualmente também existem vagas nas seguintes escolas: Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Alberto Ferraz (Capelinha), Moacir Coelho (Serrinha), Visconde de Mauá, Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e Rio Preto (Pedra Selada).

- Ressaltamos a parceria da Prefeitura com o Governo Federal para o Programa de Educação de Jovens e Adultos como outra ação que vem auxiliando a administração do Município a colocar em prática uma das prioridades: os investimentos no ensino público como forma de construir um futuro melhor para a população de Resende e garantir a igualdade ao acesso a todos os cidadãos – declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, professor João Duarte.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO