20/08/2009

História do teatro em Resende é retratada em exposição

Mostra será realizada no Cinema Vitória durante o Festival de Teatro

História do teatro em Resende é retratada em exposição

O IX FESTER (Festival de Teatro de Resende), que será realizado pela Prefeitura, entre os dias 21 e 30 de agosto, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abrirá espaço também para a história da cultura da cidade, por meio de uma exposição sobre o Teatro Santa Rita. Fundado em 1862, ele foi o primeiro teatro de Resende e funcionou durante muitos anos na esquina da Praça Oliveira Botelho com a Rua Luiz Barreto, no centro histórico do Município.

A exposição, que aborda ainda um pouco da trajetória do Cine Teatro Central, primeiro cinema fundado no município e sucessor do Teatro Santa Rita, contará com um acervo de aproximadamente 30 fotos, além de recortes de jornais da época. Os trabalhos poderão ser visitados pelo público entre os dias 21 e 28 de agosto, no saguão do Cinema Vitória, nos horários de 9 às 12 horas e de 13 às 21 horas.

– A exposição é uma oportunidade que permite aos visitantes fazerem uma rápida viagem não só na história de Resende, mas também ao Brasil do final do século XIX e inicio do século XX. Isso porque ela trás fotos que permitem a visualização dos costumes, meios de transporte e vestimenta da época, por exemplo – destaca o historiador Claudionor Rosa, que coordena a realização da mostra.

Claudionor ressalta também a importância cultural e social do Teatro Santa Rita e do Cine Teatro Central para a cidade de Resende.

- Naquela época não existiam os clubes. Então, quase todos os eventos sociais, como festas e encontros religiosos, eram realizados no Teatro Santa Rita e posteriormente no Cine Teatro Central, assim como  as apresentações artísticas - acrescenta.

GUARDA MUNICIPAL E POLÍCIA MILITAR -        O XI Festival de Teatro de Resende (FESTER) contará com vigilância 24 horas por dia de agentes da Guarda Municipal na sede do Cinema Vitória, localizado na Praça Oliveira Botelho, onde serão encenadas as 12 peças teatrais do Festival (seis peças infantis e seis), um espetáculo circense e um espetáculo de dança.

Quanto ao trânsito nos imediações do local, a Prefeitura, através da Guarda Municipal, fará o controle com uma viatura e dois agentes, além de um esquema especial de desvio no tráfego de veículos para vias alternativas, principalmente durante a encenação das peças infantis. Este trabalho será realizado em conjunto com a Diretoria de Trânsito e Mobilidade do Município. O esquema de segurança terá ainda o apoio da Polícia Militar. Já no interior das dependências do Cinema Vitória, a Prefeitura vai  disponibilizar duas equipes de ‘controladores’ para o trabalho de organização e auxílio ao público na entrada e saída do local.

- Todas as providências estão sendo adotadas no sentido de garantir a segurança do público durante o festival. Diversos setores da administração municipal vão trabalhar com este objetivo – disse o presidente da Casa da Cultura, jornalista Laís Amaral, reafirmando ainda a importância do Festival de Teatro para o resgate do Cinema Vitória enquanto palco dos acontecimentos culturais, históricos e sociais de Resende.

Palavras chaves: MEMÓRIA