14/08/2009

Gripe Suína: servidoras grávidas são dispensadas pela Prefeitura

Medida representa uma das ações preventivas contra a doença

Gripe Suína: servidoras grávidas são dispensadas pela Prefeitura

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Como medida preventiva para evitar a contaminação pelo vírus H1N1, causador da gripe suína, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Gestão Administrativa e de Pessoas, decidiu dispensar as servidoras grávidas, seguindo orientação do Departamento de Saúde do Trabalhador do Município. No caso das profissionais da área de saúde, elas já foram liberadas.

As servidoras grávidas, do início da gestação até o sétimo mês, terão direito a 15 dias de licença, após uma avaliação do risco pelo médico do Departamento, que vai determinar se existe a necessidade do afastamento ou não. Já a partir do sétimo mês, as férias de 30 dias das funcionárias neste estado poderão ser antecipadas e, logo após, elas entrarão em licença-maternidade por 180 dias. Caso haja necessidade, ao término desse prazo, as servidoras ganharão mais 15 dias de dispensa.

Para ter direito ao benefício, é preciso passar por uma avaliação na Saúde do Trabalhador, que funciona ao lado da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, de 8 horas ao meio-dia. Em casos de início de gravidez, a recomendação é de que a servidora apresente um exame de confirmação de seu estado.

Segundo a Secretaria de Gestão Administrativa e de Pessoas, a licença não é obrigatória, mas representa uma medida preventiva importante para evitar a disseminação do vírus. De acordo com estudos científicos, as grávidas formam o principal grupo de risco para complicações causadas pela gripe, já que estão com a imunidade baixa. Essas mulheres apresentaram o maior índice de agravamento dos sintomas da gripe.

Na avaliação da Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Lúcia Albuquerque (foto), a dispensa das servidoras grávidas é fundamental no sentido de prevenir a transmissão do vírus.

- A Prefeitura de Resende se antecipou a essa recomendação do governo estadual. As servidoras da Saúde entraram em licença médica automaticamente porque têm um contato maior com o público e os doentes. Na segunda-feira, dia 10, enviamos um documento à Secretaria de Gestão Administrativa e de Pessoas recomendando essa avaliação das servidoras grávidas – explicou Lúcia Albuquerque.

Ela acrescentou também que o Departamento de Saúde do Trabalhador monitora e avalia os casos de todos os servidores com sintomas de gripe para determinar se há necessidade de afastamento.

Informação – Para esclarecer dúvidas dos profissionais da Educação do município, o secretário de Saúde, Daniel Brito, e a diretora de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, participaram de um encontro nesta sexta-feira, dia 14, na Casa da Amizade. Como as aulas da rede pública municipal recomeçam na segunda-feira, dia 17, o secretário e a diretora responderam perguntas dos profissionais e distribuíram 15 mil folhetos nas escolas, informando medidas simples para se prevenir da nova gripe.

Durante toda a semana, profissionais do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde visitaram as clínicas particulares do município, distribuindo kits com informes técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e formulários para solicitação de medicamentos de acordo com a necessidade do paciente.

Cerca de 70 médicos receberam informações a respeito dos procedimentos recomendados pela Secretaria Estadual para acompanhamento de pacientes com suspeita de gripe suína e os procedimentos a serem adotados. A Diretoria de Vigilância em Saúde lembra algumas recomendações para evitar a contaminação por qualquer vírus da gripe:

- Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço. Se não tiver o lenço na hora, use a dobra do cotovelo ao invés da mão.

- Jogue o lenço no lixo logo após usar.

- Não compartilhe alimentos, copos, talheres ou qualquer outro objeto de uso pessoal.

- Higiene das mãos: água e sabão ou álcool em gel, principalmente depois de tossir ou espirrar.

- Evite tocar a boca, o nariz e os olhos com as mãos.

- Evite aglomerações de pessoas e mantenha os ambientes ventilados.

- Seja consciente: se tiver sintomas da gripe, evite trabalhar, abraçar, beijar ou tocar as pessoas.

Palavras chaves: PREVENÇÃO