Assistência Social e Direitos Humanos

Vereador assume Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura

Granja Minas Gerais receberá quase 700 casas populares

Crédito: Divulgação - ACOM PMR

A implantação de três novos empreendimentos habitacionais em Resende, totalizando mais 994 unidades residenciais no Município, representará uma das prioridades da recém-criada Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, que vai ter como titular o vereador Jeremias Cassemiro – Mirim (foto). Os três novos empreendimentos estão previstos para os bairros Granja Minas Gerais, Morada da Barra e Baixada da Olaria. Os dois primeiros se localizam na região da Fazenda da Barra e o outro na Grande Alegria. Vereador eleito no pleito de 2008, Mirim teve sua nomeação para o cargo assinada na tarde desta sexta-feira, dia 19, pelo prefeito José Rechuan (DEM). A cadeira do parlamentar na Câmara Municipal será ocupada pela médica Barcita Rechuan, que foi eleita, no pleito de 2008, como primeira suplente do DEM, mesmo partido de Mirim. - Com a implantação da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, a Prefeitura terá a oportunidade de aumentar e agilizar a liberação do volume de recursos financeiros captados junto ao Governo Federal destinados às ações na área habitacional em Resende. O vereador Mirim assume a pasta com a missão de coordenar todo o trabalho previsto pela nossa administração para o setor. Ele já demonstrou na Câmara Municipal ser um homem de elevado espírito público e com conhecimento profundo das necessidades do nosso povo, requisitos os quais consideramos importantes ao exercício da nova função – disse o prefeito. A construção das unidades habitacionais nos bairros Granja Minas Gerais, Morada da Barra e Baixada da Olaria será feita pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, via Programa Minha Casa, Minha Vida. As novas moradias vão se destinar às famílias com renda de zero a três salários mínimos, já cadastradas pela Prefeitura. No caso da Granja Minas Gerais, a previsão é de que sejam construídas 690 moradias. Já a Morada da Barra e a Baixada da Olaria serão contempladas com 240 e 64 unidades residenciais. Com exceção da Baixada da Olaria – cujas residências projetadas vão ser apartamentos – a Granja Minas Gerais e a Morada da Barra receberão casas. Nas três situações, cada unidade terá dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A previsão é de que as obras nestes três empreendimentos comecem até o final deste ano e estejam concluídas no segundo semestre de 2012. Desde janeiro de 2009, mais de 340 moradias populares foram entregues pela Prefeitura, nos bairros Jardim Aliança (312 unidades habitacionais), Paraíso (23) e Vila Vicentina (três). A construção das casas do Jardim Aliança ocorreu por meio do PAR (Programa de Arrendamento Residencial). Já as residências do Paraíso e da Vila Vicentina foram construídas através do PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social). Recentemente, a Prefeitura e o Governo Federal iniciaram a construção de 30 casas na Morada da Barra. Com as outras 240 residências previstas para o bairro, a comunidade será contemplada, portanto, com 270 residências populares até o próximo ano.
Palavras chaves: OBRAS EM TRÊS BAIRROS