Assistência Social e Direitos Humanos

Município sedia Seminário de Políticas de Acolhimento no sul fluminense

Família Acolhedora volta a ser tema de debate em Resende

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Fundacional para Infância e Adolescência (CONFIAR), realiza no próximo dia 23, das 8 às 17 horas, na Casa da Amizade, no Centro, o primeiro Seminário de Políticas de Acolhimento do Sul Fluminense. O encontro reunirá representantes de 13 cidades.

- Objetivo do seminário é estimular a abertura de diálogo entre os serviços dos municípios do Sul Fluminense, visando à melhoria das ações direcionadas a criança e adolescentes que necessitam de acolhimento - comenta a presidente do CONFIAR, Maria Virgínia de Mello Soares.

O primeiro seminário contará com a participação de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Volta Redonda, Quatis e Angra dos Reis. De acordo com a presidente Maria Virgínia, o Seminário contará com quatro mesas de discussões temáticas, com apresentações sobre as Boas Práticas nos Programas de Acolhimento do Sul Fluminense e sobre os Programas de Famílias Acolhedora de Resende e de Volta Redonda.

A primeira mesa, que será aberta às 9 horas, será ministrada pela pós-doutora e diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, Irene Rizzini, e terá como tema Programa de Acolhimento Institucional: "Dos Orfanatos aos Programa de Acolhimento Institucional - Trajetória do cuidado institucional com crianças e adolescentes".

Em seguida, às 11 horas, acontece a segunda mesa de discussão, com o tema O Papel do Judiciário e do Ministério Público no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, ministrada pela Juíza da 2ª Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Resende, Camila Novaes Lopes; e pelo promotor da Justiça da Família, da Infância e da Juventude de Resende, Afonso Henrique Reis Lemos Pereira.

No período da tarde, às 13h30, a terceira mesa abordará Programa de Acolhimento Familiar: "Implantação do Programa Família Acolhedora - Relato de Experiência", com a psicóloga e facilitadora da ONG Terra dos Homens, Valéria Brahim. E às 15h30, acontece a quarta mesa de discussão com o tema Cuidando dos Cuidadores, com o psicólogo e educador Bruno Marcato.

Em junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizou uma Semana de capacitação sobre o projeto.

Palavras chaves: ACOLHIMENTO