13/07/2009
Fórum Sobre Drogas acontece nesta terça-feira
Promovido pela Prefeitura, encontro será realizado de 8 às 17 horas
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende promove nesta terça-feira, dia 14 de julho, de 8 às 17 horas, o I Fórum Municipal de Resende Sobre Drogas, que acontece no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco). O evento reunirá representantes da administração pública e de segmentos organizados da sociedade local com o objetivo de definir ações conjuntas contra o consumo de drogas, que afeta principalmente os jovens.
O Fórum faz parte da Campanha Viva Sem Drogas, que foi lançada no mês passado pela Prefeitura, através de uma apresentação feita ao setor empresarial, na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), em Campos Elíseos (foto). O tema do Fórum municipal desta terça-feira é “Governo e Sociedade em Busca de Soluções”.
O prefeito José Rechuan (DEM) frisa a importância de os segmentos organizados do Município e o cidadão participarem do Fórum, “visto que a união de esforços em torno do problema será fundamental no encontro de soluções para reduzir as conseqüências que a questão vem acarretando na vida de muitas famílias”. Segundo ele, desde janeiro deste ano a Prefeitura está trabalhando no sentido de oferecer alternativas de inclusão social para a população, especialmente os jovens, entre elas projetos esportivos, culturais e recreativos, “colocando em prática desta maneira ações preventivas para evitar o envolvimento das crianças, adolescentes e jovens com as drogas”.
Rechuan lembrou, inclusive, que o assunto foi um dos temas principais da primeira reunião deste ano do GGIOP (Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública), realizada em janeiro, no Centro Administrativo da Beira-Rio. O encontro reuniu autoridades das Polícias Civil, Militar e Rodoviária; da Guarda Municipal; e do Ministério Público. O GGIOP faz parte do Plano Municipal de Ordem Pública, programa que visa tornar realidade ações contra a violência em Resende.
- Na semana anterior à realização deste encontro, um jovem tinha sido assassinado a tiros na área central de Resende e, na época, as autoridades policiais atribuíram o fato ao comércio ilegal de drogas. Naquela reunião do GGIOP, fiz um apelo à Polícia Militar no sentido de que intensificasse a vigilância ostensiva na cidade. Por outro lado, desde então, a Prefeitura, dentro das suas atribuições e possibilidades, vem desenvolvendo medidas preventivas contra esse problema que acarreta muita dor e sofrimento às famílias, além de tirar prematuramente a vida dos nossos jovens. A Campanha Viva Sem Drogas, da qual o I Fórum Municipal de Resende Sobre Drogas se constitui numa das principais ações, representa uma destas medidas – disse Rechuan.
PROGRAMAÇÃO – A programação do I Fórum Municipal de Resende Sobre Drogas desta terça-feira, dia 14 de julho, é a seguinte:
8 horas: Credenciamento
9 horas: abertura solene
9h30m: Palestra sobre o tema Tratamento Clínico para Dependentes de Drogas (Palestrante: Ângela Monteiro, coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental de Resende)
10 horas: Palestra sobre o tema Ações Preventivas (Palestrante: Marise Ramos, assessora de Álcool e Drogas da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro)
10h30m: Palestra sobre o tema Medidas para redução da oferta e consumo de drogas (Palestrante: Márcio Dark, coordenador de pesquisa na área de Segurança da Organização Não Governamental Portuguesa – ICOS)
11 horas: Debate
13h30m – Palestra sobre o tema PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) – a palestrante será a coordenadora estadual do Programa, Maricia Ciscatto.
14 horas – Palestra com a coordenadora estadual do Projeto Mulheres da Paz, Idália Maria Miranda
14h30m – Debate
15 horas – Posse do Conselho Municipal Sobre Drogas
15h30m – Relatório das Propostas do Fórum
16h30m – Encerramento
Palavras chaves: PREVENÇÃO