08/09/2009

Fórum Municipal de Cultura acontece neste sábado

Encontro vai debater propostas para o setor

Fórum Municipal de Cultura acontece neste sábado

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realiza neste sábado, dia 12, das 9 às 17 horas, no auditório do Sindicato Rural, o VIII Fórum Municipal de Cultura. O evento contará com a participação de representantes dos diversos segmentos artísticos do município, com objetivo de debater ações e as políticas de governo voltadas ao desenvolvimento cultural no município. O Sindicato Rural se localiza na Avenida Saturnino Braga, em frente ao Resende Shopping. O presidente da Casa da Cultura, Laís Amaral (foto), informa que ainda durante o Fórum serão escolhidos os 14 membros do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2009-2011, sendo sete deles representantes da comunidade artística local e os outros sete nomeados pelo poder público municipal. – Promovemos seis ‘Pré-Fóruns’ ao longo do mês de agosto com representantes de grupos ligados ao teatro, música, dança e artes plásticas, entre outros, durante os quais foram levantadas diversas questões que serão debatidas no Fórum visando traçar diretrizes para a cultura no Município – explicou Laís. Ele revela também que durante o Fórum serão anunciadas as linhas temáticas a serem tratadas na I Conferência Municipal de Cultura, prevista para o final de outubro. Na conferência, vão ser escolhidos os delegados de Resende para o evento nos âmbitos estadual e nacional, que serão promovidos, respectivamente, nos próximos meses de dezembro e março. CULTURA POPULAR – Falando da importância do Fórum Municipal de Cultura deste sábado, o prefeito José Rechuan (DEM) salientou que o evento vai representar outra iniciativa da administração municipal no sentido de garantir a participação da população de Resende na definição das ações implementadas em diversas áreas da administração pública municipal. Ele destacou algumas das realizações da Prefeitura este ano no segmento cultural, entre eles o carnaval na Avenida Gustavo Jardim e o IX FESTER (Festival de Teatro de Resende), realizado recentemente no Cinema Vitória (Praça Oliveira Botelho). - A nossa administração tem a proposta de valorizar a cultura popular, motivo pelo qual podemos enumerar alguns resultados positivos nesta direção, apesar do nosso governo ter completado apenas oito meses de trabalho. Com a participação dos segmentos organizados e do cidadão no Fórum Municipal de Cultura deste sábado poderemos definir outras ações que garantam este direito básico do nosso povo: o direito à cultura e ao lazer – disse Rechuan.
Palavras chaves: CIDADANIA