28/05/2014
Estão abertas inscrições para Curso de Hotelaria
São cinco vagas para qualificação em parceria com o Hotel Bela Vista
Crédito: Divulgação - SMTR/PMR
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda está com inscrições abertas até o dia 20 de junho para jovens interessados em se qualificar no curso gratuito Capacitar Hotelaria. São cinco vagas disponíveis para alunos de Resende em condição de vulnerabilidade social, na faixa etária entre 16 e 29 anos, oriundos da rede pública e com graduação mínima o Ensino Fundamental. A oportunidade inclui ainda os candidatos que cumprem medida socioeducativa.
Além de avaliação socioeconômica, conforme estipula o edital da Fundação CSN, os candidatos serão submetidos a uma prova de seleção, que será realizada em julho.
As aulas serão realizadas no prédio anexo ao Hotel-Escola Bela Vista, situado na Rua 19-A, s/nº, bairro Bela Vista, Volta Redonda. Serão duas turmas: no período da manhã (terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30) e à tarde (terças e quintas-feiras, das 14 às 17h).
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, o curso Capacitar Hotelaria compreenderá as áreas de Reserva e recepção, Cozinha, Eventos, Governança, Bartender, Garçom, Manutenção, Atendimento ao cliente, Orientação profissional, Higiene e manipulação de alimentos, Direito e deveres do trabalhador, Empreendedorismo, Trabalho seguro e Língua Inglesa.
- O curso visa à criação e o desenvolvimento de condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no mercado do trabalho. Pela parceria com a Fundação CSN proporcionamos aos jovens de Resende a oportunidade de formação qualificada gratuita no principal Hotel-Escola do Sul Fluminense - comenta Kiko Besouchet, lembrando ainda que a Fundação CSN oferecerá aos alunos do Projeto Hotel-Escola Bela Vista o lanche, uniforme e seguro contra acidentes coletivos. O transporte dos estudantes de Resende até Volta Redonda será garantido pela Prefeitura de Resende.
As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre 9 e 16 horas, na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, que fica na Rua Gulhot Rodrigues, nº 257, no bairro Comercial. O candidato deve apresentar os seguintes documentos: cópia da identidade e do CPF; duas fotos 3x4 recentes; cópia do comprovante de renda dos integrantes da família que trabalham e cópia do comprovante de escolaridade.
- É imprescindível a apresentação da declaração escolar contendo o nome da instituição de ensino e os documentos pessoais. O candidato deve assinar a requisição de sua inscrição e o respectivo comprovante, que será emitido somente com a documentação completa - reforça o secretário de Trabalho.
O ingresso ao curso será garantido após avaliação dos estudantes na prova de seleção, prevista para o dia 5 de julho, às 13 horas, na Escola Técnica Pandiá Calógeras, localizada na Rua 62, nº 90, bairro Sessenta, em Volta Redonda. A prova será composta de questões de Língua Portuguesa e Matemática, com conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental. O exame será classificatório e eliminatório, sendo a nota mínima 5,0 na média geral para aprovação.
Desde 2013, através da Superintendência de Economia Criativa, o Município mantém convênio com a Fundação CSN, mantenedora do Hotel-Escola Bela Vista, em Volta Redonda. A instituição é referência na formação de profissionais no setor de hotelaria. A parceria foi formalizada em dezembro passado, pela superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona, e o gerente de projetos da Fundação CSN, André Leonardi.
Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO