08/08/2014
Equipe resendense de natação participa dos Jogos Estudantis no Rio
Atletas participam do projeto Virada Olímpica, desenvolvido pela Lei de Incentivo ao Esporte
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Onze atletas de Resende participam neste sábado, dia 9, no Rio de Janeiro, da etapa de natação dos Jogos Estudantis 2014. A disputa acontecerá no Mourisco Mar, complexo esportivo do Botafogo Futebol e Regatas, às 8 horas. A delegação de Resende é formada por estudantes do projeto Virada Olímpica, desenvolvido por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. O transporte e a alimentação dos atletas estão sendo fornecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
O destaque da equipe fica por conta do nadador Matheus Gonche, uma das promessas da natação que vem conquistando bons resultados em várias competições. Também representarão o Município os seguintes atletas: Filipe Laporte, Rafaela Bernardes, Vanessa Oliveira, Giulia Arede, Gabriel Fernandes, Iuri Rosa, Ana Flávia Turute, João Pedro Teixeira, Igor Delfino e Lucas Tozato.
O projeto Virada Olímpica é mais um entre muitos projetos esportivos que vem sendo desenvolvidos no Município através da Lei de Incentivo ao Esporte. Criada em 2010 e reformulada em 2012, a lei tem contribuído para o desenvolvimento e fortalecimento do esporte em várias modalidades. Ela permite que pessoas físicas e empresas possam patrocinar qualquer modalidade esportiva na cidade e ter um abatimento de até 90% do valor no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou no ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). Através da lei já foram contemplados diversos projetos, tais como Circuito Resendense de Tênis, 7 Metros (handebol), Taekwondo, Mountain bike, Pro Vôlei, Encontro Nacional de Capoeira, Rugby Segunda Escola, Nosso Rugby, Copa de Parapente, Pentatlo Moderno, Judô na Escola, Esporte na Escola e Abertura da Temporada de Montanhismo, entre outros projetos.
Segundo o secretário Fernando Menandro, "é expressivo o número de projetos que buscam patrocínio por meio da lei".
- A Lei de Incentivo Fiscal de Resende democratizou o acesso ao esporte e vem mudando a vida de jovens no nosso Município, permitindo o acesso da população às diversas modalidades desportivas e incentivando a prática esportiva - disse Menandro.