08/08/2014

Equipe resendense de natação participa dos Jogos Estudantis no Rio

Atletas participam do projeto Virada Olímpica, desenvolvido pela Lei de Incentivo ao Esporte

Equipe resendense de natação participa dos Jogos Estudantis no Rio

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Onze atletas de Resende participam neste sábado, dia 9, no Rio de Janeiro, da etapa de natação dos Jogos Estudantis 2014. A disputa acontecerá no Mourisco Mar, complexo esportivo do Botafogo Futebol e Regatas, às 8 horas. A delegação de Resende é formada por estudantes do projeto Virada Olímpica, desenvolvido por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. O transporte e a alimentação dos atletas estão sendo fornecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O destaque da equipe fica por conta do nadador Matheus Gonche, uma das promessas da natação que vem conquistando bons resultados em várias competições. Também representarão o Município os seguintes atletas: Filipe Laporte, Rafaela Bernardes, Vanessa Oliveira, Giulia Arede, Gabriel Fernandes, Iuri Rosa, Ana Flávia Turute, João Pedro Teixeira, Igor Delfino e Lucas Tozato.

O projeto Virada Olímpica é mais um entre muitos projetos esportivos que vem sendo desenvolvidos no Município através da Lei de Incentivo ao Esporte. Criada em 2010 e reformulada em 2012, a lei tem contribuído para o desenvolvimento e fortalecimento do esporte em várias modalidades. Ela permite que pessoas físicas e empresas possam patrocinar qualquer modalidade esportiva na cidade e ter um abatimento de até 90% do valor no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou no ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). Através da lei já foram contemplados diversos projetos, tais como Circuito Resendense de Tênis, 7 Metros (handebol), Taekwondo, Mountain bike, Pro Vôlei, Encontro Nacional de Capoeira, Rugby Segunda Escola, Nosso Rugby, Copa de Parapente, Pentatlo Moderno, Judô na Escola, Esporte na Escola e Abertura da Temporada de Montanhismo, entre outros projetos.

Segundo o secretário Fernando Menandro, "é expressivo o número de projetos que buscam patrocínio por meio da lei".

- A Lei de Incentivo Fiscal de Resende democratizou o acesso ao esporte e vem mudando a vida de jovens no nosso Município, permitindo o acesso da população às diversas modalidades desportivas e incentivando a prática esportiva - disse Menandro.

Palavras chaves: ESPORTE