10/10/2009
Enquete popular aprova Exapicor Família
Público elogia segurança, shows, área de alimentação e melhorias no Parque de Exposições
Realizada de 24 a 29 de setembro, no Parque de Exposições, em comemoração aos 208 anos da cidade, a EXAPICOR Família 2009 (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende) foi aprovada pelo público que compareceu ao evento. Uma enquete realizada pela Ouvidoria Geral do Município aponta que, na avaliação geral, 95,5 por cento das pessoas entrevistadas aprovaram a EXAPICOR (soma dos ítens ótimo e obm). O levantamento da Ouvidoria coletou ainda sugestões visando melhorar ainda mais a festa no próximo ano.
A enquete ouviu 133 pessoas, nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, separadas por sexo, idade, nível de escolaridade, ocupação profissional e bairro de origem. Na avaliação dos entrevistados, o setor de sanitários foi classificado como bom (30,8 por cento das citações), regular (12,8 por cento) e ruim (7,5 por cento). Já o sistema de segurança da festa neste ano recebeu aprovação de 75,2 por cento (soma dos itens bom e ótimo).
No caso dos galpões, os percentuais de aprovação também foram significativos: 44,4 por cento (bom) e 42,1 por cento (ótimo). A grande maioria do público aprovou também a linha de shows, tendo este item sendo considerado bom por 57,1 por cento dos entrevistados e ótimo por 26,3 por cento.
Para o prefeito José Rechuan (DEM), a realização de melhorias feitas pela Prefeitura no Parque de Exposições este ano certamente explica os bons resultados verificados nestes setores durante a enquete. Ele lembra que, além de obras de asfaltamento nas pistas internas e externas do local, a administração municipal construiu banheiros de alvenaria; reformou a área de galpões, trocando, inclusive, o telhado de alguns deles; e instalou o sistema de água e de esgoto no setor de barracas.
Quando ao sistema de segurança, o serviço contou em 2009 com o policiamento montado da Polícia Militar. O sistema foi composto ainda por torres através dos quais os agentes de segurança tiveram uma visão panorâmica da área dos festejos. A eficiência verificada na vigilância ostensiva do evento levou o prefeito José Rechuan (DEM) a entregar em mãos um ofício esta semana ao governador Sérgio Cabral (PMDB) cumprimentando o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Resende, Tenente-Coronel Lima Castro, pelo trabalho realizado.
A pesquisa da Ouvidoria quis saber também dos entrevistados quais os setores que podem ser melhorados para os próximos anos. Um dos serviços apontados foi o estacionamento. Segundo a pesquisa, 13,5 por cento das pessoas acharam que o preço cobrado pelo sistema foi ruim. Entre as sugestões apresentadas pelo público estão aumentar o número de linhas de ônibus, diminuir a taxa cobrada pelo estacionamento, iniciar a realização dos shows mais cedo e melhorar o serviço de revista das pessoas na entrada do Parque.
Das pessoas entrevistadas, a maioria era do sexo feminino (57,1 por cento); tinha entre 21 e 40 anos (50,4 por cento) e cursado o ensino médio (51,1 por cento). Os meios de transporte através dos quais as pessoas tiveram acesso ao Parque de Exposições foram veículo próprio (57,9 por cento), ônibus coletivo (25,6 por cento) e transporte fretado (0,8 por cento). Outros 15 por cento chegaram caminhando ao local.
O levantamento apontou ainda o perfil profissional dos entrevistados por atividades exercidas. Os resultados obtidos foram os seguintes: funcionários públicos (21,1 por cento dos entrevistados), assalariados (17,3 por cento), trabalhadores autônomos (15 por cento), desempregados (nove por cento), profissionais liberais (seis por cento).
Os setores de entretenimento, lazer e shows foram os setores que mais motivaram as pessoas a participarem da EXAPICOR (29,3 por cento). Outras razões que despertaram o interesse do público pela festa foram os seguintes: ver os animais (15,8 por cento), ir ao parque de diversões (nove por cento) e o setor de gastronomia – bares e restaurantes (7,5 por cento).
Palavras chaves: BEM AVALIADA