29/06/2009

Primeira reunião acontece nesta terça-feira, dia 30 de junho

Encontros debatem criação de Núcleos da Defesa Civil

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Dois encontros serão realizados pela Prefeitura de Resende visando definir os detalhes para a formação de Núcleos da Coordenadoria de Defesa Civil do Município nos bairros da cidade. O primeiro acontece nesta terça-feira, dia 30, a partir de 15 horas, no Colégio Salesiano – no caso desta reunião, ela se destina aos administradores regionais da Prefeitura.

Já o segundo encontro está marcado para o dia 10 de julho, às 13 horas, no auditório da ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende). Além dos administradores regionais, participarão desta segunda reunião presidentes de associações de moradores e outras lideranças comunitárias.

Entre os assuntos relacionados na pauta da reunião do dia 10 de julho estão o funcionamento do SINDEC (Sistema Nacional de Defesa Civil) e da própria Defesa Civil do Município, além de uma palestra sobre o tema “Importância e Funcionamento de um Núcleo de Defesa Civil”, que vai ser ministrada pelo major Alexandre Silveira, representante da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

O coordenador da Defesa Civil da Prefeitura, Marco Resende (foto), explica que os NUDECS, como os núcleos estão sendo chamados, terão como objetivo preparar as comunidades para atuarem em casos de emergência. Eles vão ser formados por voluntários, os quais receberão uma capacitação específica da Prefeitura. As ações a serem tomadas nas situações de emergência até a chegada das equipes da Defesa Civil aos locais de ocorrências estão entre os assuntos que farão parte do treinamento.

- Já no encontro desta terça-feira, os administradores regionais vão ter acesso a informações sobre os objetivos e as funções dos NUDECS. Isso porque, pela nossa proposta, eles deverão atuar também como agentes multiplicadores do projeto junto às comunidades nas quais atuam. Trata-se de um serviço voluntário de muita importância no auxílio ao Poder Público para o atendimento dos casos de emergência – disse Marco.

Marco Resende destacou ainda que a atuação voluntária de cidadãos nos NUDECS facilitará o trabalho da Prefeitura no mapeamento das áreas de risco e na realização de ações preventivas visando diminuir os riscos de transtornos, muito comuns no período das chuvas fortes.

- O caráter preventivo dos NUDECS também será muito importante, pois a cidade precisa estar preparada para evitar prováveis problemas, reduzindo dessa maneira os riscos de perdas materiais e humanas – concluiu o coordenador da Defesa Civil do Município.

Palavras chaves: PREVENÇÃO