11/02/2009

Encontro sobre Segurança acontece nesta quinta

Prefeitura apresenta Plano Municipal contra a violência

Encontro sobre Segurança acontece nesta quinta

A Prefeitura promove nesta quinta-feira, dia 12, no Centro Administrativo da Beira-Rio, a partir de 15 horas, a primeira reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública do Município (GGIOP). O objetivo da reunião será apresentar aos integrantes deste gabinete o Plano Municipal de Ordem Pública da nova administração da cidade.

Foram convidados para a reunião representantes das seguintes instituições: Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Município, Guarda Municipal e Conselho Tutelar, além das secretarias municipais.

De acordo com o diretor de Ordem Pública do Município, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy, o Plano Municipal de Ordem Pública vai priorizar o trabalho realizado pelo Conselho de Ordem Pública, que é formado por representantes das comunidades.

Segundo ele, “este Conselho tem a função de reunir os problemas detectados nas comunidades que possam oferecer riscos à segurança dos moradores”. A partir disso, segundo o diretor de Ordem Pública, as informações são repassadas ao GGIOP “para que as providências possam ser encaminhadas aos setores competentes”. As reuniões deste gabinete são realizadas mensalmente.

Falando sobre a importância do encontro desta quinta-feira, o prefeito José Rechuan (DEM) disse que, “apesar da segurança pública representar uma atribuição dos governos estaduais, os municípios têm um papel importante a desempenhar no setor, principalmente na realização de ações preventivas, entre elas o controle e a orientação do trânsito pela Guarda Municipal, a melhoria do sistema de iluminação e a fiscalização de estabelecimentos comerciais, além do desenvolvimento de projetos sócio-educativos para crianças, adolescentes e jovens residentes na cidade”.

Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA