Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 

Educação

09/11/2021

EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO COMEMORA SEMANA DA MÚSICA 2021 COM LIVES

Apresentações ao vivo serão transmitidas entre os dias 22 e 26 de novembro, às 15h, na página do Facebook da Secretaria de Educação

EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO COMEMORA SEMANA DA MÚSICA 2021 COM LIVES

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebrará a Semana da Música 2021 com cinco lives abertas ao público, entre os dias 22 e 26 de novembro. As apresentações ao vivo serão transmitidas às 15h, na página do Facebook da Secretaria de Educação.

 

No dia 22, será apresentada a live com o tema “Música e Mente: Aspectos do Fazer Musical nas Atividades Cerebrais”, dirigida pelo neurologista e intensivista, Dr. Victor Massena.

 

No dia 23, o tema abordado será “Música Puri: História Originária, Memória e Ancestralidade”, ministrada pela Doutora em História Cultural pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Mestre em História Social pela UFF (Universidade Federal Fluminense), historiadora, escritora e ilustradora Aline Pachamama.

 

No dia 24, será a vez da live “Educação Musical e a Música Afro-Brasileira: Diálogos Interculturais”, com a participação de: Leonardo Moraes, Mestre em Educação Musical e Doutorando em Etnomusicologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Professor no Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-CeU) e Presidente do FLADEM (Fórum Latino-americano de Educação Musical); Renan Moutinho, Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Música pela UFRJ e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ); e Priscilla Hygino, Mestra em Música e professora de Educação Musical no Colégio Pedro II.

 

No dia 25, haverá a live “Educação Musical e Necessidades Especiais: Caminhos para a Autonomia”, com Sara Bentes, cantora, compositora, escritora e atriz.

 

No dia 26, será abordada a temática “Educação Musical e a História do Brasil: O Canto Orfeônico e a Era Vargas, por Inês Rocha, Mestra em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-CeU) e Doutora em Educação pela UERJ (Universidade do Estado do Rio Janeiro). Atualmente, ela é professora na UNIRIO e no Colégio Pedro II.

 

O coordenador de Artes da Secretaria de Educação, Gustavo Rapozeiro França, explicou sobre a criação da Semana da Música, lembrando quais são os benefícios da programação. “A realização da Semana da Música foi idealizada pela coordenação de Artes, em parceria com as coordenações de Ciências Humanas e do projeto Criarte. O objetivo é fomentar atividades educativas musicais entre os dias 22 e 26. A Semana busca reconhecer e valorizar as ações musicais já existentes, além de promover reflexões que estimulem a proposição de novas atividades no município, para que, unindo a música à educação, desperte-se nos educandos, bem como em toda a comunidade a sensibilidade e a cultura artística musical por meio da ação escolar”, reforça.

 

A programação da Semana da Música será composta por distintos eventos, entre eles, lives com professores e pesquisadores especialistas, apresentação de vídeos com o trabalho musical realizado pelos alunos nas escolas municipais de Resende, atividades musicais lúdicas ministradas pela coordenação de Artes e apresentações artísticas ministradas pela coordenação de Ciências Humanas.

Palavras chaves: Educação, Semana Da Música 2021, Lives
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados