12/07/2010

Drogas: Programa de Prevenção forma quase 900 alunos nas escolas municipais

Formatura de novas turmas do PROERD acontece esta semana

Drogas: Programa de Prevenção forma quase 900 alunos nas escolas municipais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Cerca de 350 alunos, com idade média de 10 anos, do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) vão receber nesta quinta-feira, dia 15, o certificado do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas), que é desenvolvido em Resende através de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Secretaria estadual de Segurança, via Polícia Militar.

Desde o ano passado, quando a administração do prefeito José Rechuan (DEM) ampliou o número de unidades escolares atendidas, aproximadamente 900 estudantes da rede pública já foram beneficiados com esta ação preventiva contra as drogas.

A solenidade de entrega do certificado desta semana acontecerá na quadra do Colégio Getúlio Vargas, a partir de 10 horas. O evento terá a participação da secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro. De acordo com o coordenador de Ciências Biológicas da Secretaria Municipal de Educação, Túlio Heringer, no ano de 2009, o programa atendeu 530 alunos das escolas municipais Sagrado Coração (Lavapés), Surubi (Surubi), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e Getúlio Vargas (Cidade da Alegria) - foto. No primeiro semestre de 2010, estão sendo atendidos 350 alunos do Colégio Getúlio Vargas. Quando o atual governo municipal assumiu a Prefeitura, em janeiro do ano passado, apenas o Getúlio Vargas era atendido pela iniciativa.

As aulas do PROERD são ministradas semanalmente durante quatro meses, pelo instrutor da Polícia Militar Sandro Sebastião Lopes, com o auxílio de um livro confeccionado pela PM, encenação de teatro, brincadeiras e exibições de vídeo, entre outras técnicas, que abrangem diversos temas e situações relacionadas com a questão das drogas e da violência. A secretária Soraia Balieiro, destaca que “o PROERD tem se tornado o grande parceiro das escolas quando o assunto é prevenção e ao uso de drogas”.

- O programa trás para os alunos atividades que visam o desenvolvimento da autoestima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, ajudando-os a reconhecer e resistir às diversas pressões que podem influenciá-los a experimentar drogas lícitas e ilícitas.  Com o conhecimento adquirido no curso, os alunos se tornam multiplicadores das informações não só dentro da escola, mas para sua família e a sua comunidade – frisou a secretária, lembrando que Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é pioneira na implantação do PROERD no Brasil, que teve início em 1992 nas escolas públicas.

Palavras chaves: PROJETO SOCIAL