Assistência Social e Direitos Humanos

30/09/2013

Dia Nacional da Pessoa Idosa é comemorado em Resende com caminhada

Nesta terça-feira, dia 1º, idosos vão conscientizar população sobre importância da data

Dia Nacional da Pessoa Idosa é comemorado em Resende com caminhada

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Relações Comunitárias e Cidadania, integrada com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza nesta terça-feira, dia 1º de outubro, uma caminhada em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa. A atividade, organizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas para a Pessoa Idosa, tem a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da data.

- Durante a caminhada vamos distribuir materiais informativos sobre a comemoração do dia. Vamos divulgar também os serviços oferecidos pela Prefeitura para valorização deste segmento - ressalta o secretário da pasta, Ubiratan de Oliveira.

Os participantes da caminhada serão recepcionados às 9 horas no Parque das Águas. Em seguida, eles sairão com destino ao calçadão de Campos Elíseos, onde continuarão a panfletagem até as 11 horas.

O evento, que é aberto ao público, contará com a participação de idosos atendidos pela Prefeitura através do Programa Terceira Idade Ativa e dos Centros de Convivência dos Idosos (CCIs).

O Dia do Idoso foi criado em 2003 pela Organização Mundial de Saúde. Até o ano de 2006 essa data era celebrada, no Brasil, no dia 27 de setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1° de outubro, o Dia foi transferido para esta data, de acordo com a Lei n° 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

Entre as conquistas do município, Ubiratan de Oliveira destaca a reativação do Conselho Municipal do Idoso, em 2011. De acordo com o secretário, a medida permitiu aprofundar os debates de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. Além disso, foi possível estreitar laços entre os serviços oferecidos na rede municipal, ampliando os atendimentos aos idosos de uma forma geral.

A Secretaria de Relações Comunitárias conta com uma Coordenadoria de Políticas para Pessoa Idosa, que funciona na Casa dos Conselhos, na Avenida Gustavo Jardim, 446, no Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) também presta atendimento aos idosos do município e recebe, inclusive, denúncias de maus tratos. A unidade funciona na rua Luis Pistarini, 184, no Centro. O telefone para contato é 3360-9516.

Terceira Idade Ativa - A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência Municipal de Eventos e Integração, também promove nesta quarta-feira, dia 2, o baile mensal do Programa Terceira Idade Ativa. O evento será realizado na ARBR (Associação Recreativa Beira Rio), no bairro Itapuca, entre 19 e 23 horas. A animação da noite ficará por conta da Banda Alfa 2.

Por meio do Programa Terceira Idade Ativa, a Prefeitura oferece atividades esportivas, culturais e de lazer aos idosos do município. Atualmente Resende conta com 23 polos do programa, nos bairros: Jardim Jalisco (Parque das Águas); Fazenda da Barra I, II e III; Paraíso; Fumaça; Vicentina; Vila Julieta (Parque Tobogã); Itapuca; Morada da Felicidade, Toyota; Manejo; três na Cidade Alegria; Surubi Velho e Novo; Nova Alegria; Morro do Cruzeiro; Engenheiros Passos; Campos Elíseos; Visconde de Mauá e São Caetano, que juntos atendem a cerca de 1.600 idosos matriculados.

Os interessados em participar do programa da Prefeitura podem obter mais informações através dos telefones 3360-6087 ou 3360-6085.

Palavras chaves: TERCEIRA IDADE