16/07/2009

Desenvolvimento e Cultura de 15 cidades no Parque das Águas

Evento começa nesta sexta-feira e vai até terça

Desenvolvimento e Cultura de 15 cidades no Parque das Águas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Acontece nesta sexta-feira, dia 17, às 16 horas, no Parque das Águas (foto), a abertura do primeiro encontro entre as 15 cidades do eixo Rio-São Paulo-Minas, com objetivo de expor e integrar o desenvolvimento e a cultura desta região. Após a solenidade de abertura, na qual está prevista a presença dos prefeitos das cidades participantes, haverá a apresentação de um grupo de Folia de Reis, Violeiros e Shows Regionais – a entrada é gratuita. O encontro vai até a próxima terça-feira, dia 21, com atividades culturais diárias, que serão realizadas entre 10 e 21 horas, além de quiosques com comidas típicas e artesanato das 15 cidades do eixo.

O evento, cuja organização é da Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, faz parte do Projeto Cercanias, idealizado no dia 07 de junho, durante uma reunião no salão nobre da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, em Resende, na qual os prefeitos destas cidades decidiram em consenso, criar consórcios, intermunicipais e interestaduais, visando o desenvolvimento regional e a tomada de medidas voltadas à solução de problemas comuns. Este encontro foi coordenado pelo prefeito de Resende, José Rechuan (DEM).

O secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Edgar Moreira enfatiza que “a criação da ‘Rota do Desenvolvimento para a integração das cidades de MG, RJ e SP’ está entre as dez principais propostas do  Cercanias. Entre as propostas do projeto, encontra-se a construção imediata de uma estrada ligando o distrito resendense de Engenheiro Passos ao Acesso Oeste, passando por Itatiaia.

Ainda segundo Edgar, “o projeto Cercanias prevê também a construção da Escola Politécnica Regional e Campus Avançado com curso Superior e de Excelência em suas origens (UFRJ, UFMG e UFSP), contemplando medicina e hospital escola e a criação do Consorcio intermunicipal de saúde para a construção de um hospital regional com a centralização das compras de medicamentos e equipamentos”. Já a Diretora de Desenvolvimento Econômico, Nilda Camargo explica que “o Projeto Cercanias representa uma mudança na maneira de governar, porque consiste em olhar o entorno, agindo de forma conjunta e promovendo a regionalização das ações governamentais”.

As cidades participantes do Projeto Cercanias, e que estarão representadas durante o encontro no Parque das Águas, são as seguintes: Resende, Itatiaia, Porto Real e Barra Mansa (Estado do Rio de Janeiro); Bocaina, Passa Quatro, Itamonte, Itanhandú e Passa Vinte (Estado de Minas Gerais); Queluz, Areias, São José do Barreiro, Bananal e Arapeí (Estado de São Paulo).
Palavras chaves: PROJETO CERCANIAS