24/10/2018
CURSO VAI FOMENTAR CRIAÇÃO DE AVES CAIPIRAS NO MUNICÍPIO
Capacitação será realizada nesta quinta, dia 25, na localidade rural de Fumaça
Crédito: Jenny Faulstich
Mais de 40 produtores rurais, ou pessoas que pretendem se dedicar à criação de aves, vão participar nesta quinta-feira, dia 25, no distrito de Fumaça, localizado a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade, de um curso sobre criação de aves caipiras comerciais. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a capacitação conta com o apoio da EMATER-Rio e será realizada a partir das 9h, no salão da igreja católica, localizada no Centro da Vila da Fumaça.
Realizado com o propósito de fomentar a criação de aves caipira, valorizando uma prática que já é bastante comum na área rural de Resende, o curso é fruto de um convênio firmado ano passado entre a Prefeitura e o Banco do Brasil, e prevê, ainda, a promoção de outras capacitações a serem promovidas nos próximos meses. O objetivo da iniciativa é fomentar um dos setores que mais cresce no Brasil nas últimas décadas: o agronegócio.
De acordo com a engenheira agrônoma Juliane Dornellas, que trabalhou na elaboração do projeto junto o técnico agrícola Rodrigo Correia – ambos do corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural – após a realização do curso, serão montados 25 kits de galinheiro, para que 25 famílias da região possam fazer a criação das galinhas, conforme os parâmetros ensinados na capacitação. Já no próximo mês, os produtores poderão participar de um curso sobre Associativismo, que vai ensinar o passo a passo para a criação de uma associação onde os ovos caipira, produzidos na região, poderão ser vendidos.
- O curso sobre Associativismo será realizado em parceria com o Sebrae e tem o objetivo de levar informações sobre as etapas que devem ser cumpridas para a criação de uma associação de produtores e as suas vantagens, bem como incentivar que os participantes do Projeto de Fomento a Criação de Aves Caipira se organizem futuramente em uma associação – explicou Juliane.
Ministrado pelo médico veterinário José Henrique Carvalho Moraes, gerente de pequenos e médios animais, da EMATER-Rio, o curso abordará temas como: galpões e pastagens; equipamentos e tecnologias; manejo de aves; e doenças e prevenção, entre outras.
Confira a programação:
9h às 12h
Vídeo com apresentação do curso
O que é a criação de aves caipiras comerciais
Escolha das aves a serem criadas
Galpões e pastagens para aves caipiras
Equipamentos e tecnologias adaptadas
Arraçoamento (relativo à ração) e alimentação alternativa
13h às 15h
Características do ovo caipira
Manejo de aves
Produção de ovos e beneficiamento
Previsão de receitas e despesas
Doenças e prevenção