Assistência Social e Direitos Humanos

24/07/2014

CRAS Itinerante chega a Engenheiro Passos neste sábado

População terá vários serviços à disposição

CRAS Itinerante chega a Engenheiro Passos neste sábado

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Os serviços sociais oferecidos pela Prefeitura, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), estarão à disposição dos moradores do distrito de Engenheiro Passos neste sábado, dia 26. É o programa CRAS Itinerante que tem o objetivo de levar para as comunidades localizadas em áreas afastadas do município os mesmos serviços, benefícios e ações que são oferecidos às famílias da área urbana. O atendimento público acontecerá das 9 às 13 horas, em frente ao posto de saúde do distrito.

De acordo com a gerente do CRAS itinerante, Sirlene das Graças Silva, a ação em Engenheiro Passos levará também muita informação de Saúde e cidadania. O público terá contato com vários serviços de informação de Saúde desenvolvidos pela Prefeitura como o Programa de Hanseníase e Tuberculose, DST/AIDS e de Saúde Bucal, além do CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas).

- Com o CRAS Itinerante estamos aproximando a população do Poder Público. É uma grande ação de garantia da cidadania e importante ferramenta de acesso dos cidadãos aos serviços essenciais disponibilizados por diversos órgãos públicos - reforça Sirlene.

Pelo Balcão de Direitos, serão oferecidos : segunda via gratuita de Carteira de Identidade, Certidão de Óbito e de Nascimento; isenção de taxa de casamento para pessoas com renda de até dois salários-mínimos; assistência jurídica; recebimento e encaminhamento de currículos; informações sobre os serviços oferecidos pela secretaria e sobre os programas sociais desenvolvidos pelos governos estadual e federal, facilitando o acesso a programas como o Vale Social para pessoas com deficiência e pessoas com doenças crônicas, entre outros.

A ação social contará ainda com a participação da AMAR (Agência de Meio Ambiente) que vai promover a doação de mudas. Técnicos da Defesa Civil vão prestar orientações preventivas contra inundações no período de chuvas. Já o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) vai divulgar seus cursos de capacitação. E quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho poderá conferir inúmeras vagas no estande do Balcão de Empregos.

Também confirmaram participação no evento a Fundação Leão XIII; o Detran, com emissão da primeira via da identidade; o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer), que presta assistência a pessoas com câncer, e a Cruz Vermelha, com aferição de pressão e outros atendimentos de saúde.

Quem for tirar a primeira via da carteira de identidade deve levar a certidão de nascimento e uma foto 3x4, com fundo branco.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL