17/08/2009

Conferência Regional da Criança e do Adolescente acontece em Resende

Encontro, que será realizado nesta quinta-feira, terá a participação de 15 cidades

Conferência Regional da Criança e do Adolescente acontece em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O município de Resende sediará nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, a partir de 8h30m, a VIIª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento contará com a participação de 15 municípios das regiões do Médio Paraíba e da Bacia da Ilha Grande, entre eles Angra dos Reis, Itatiaia, Volta Redonda, Quatis, Barra Mansa e Porto Real, além de Resende. O encontro será realizado no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), em frente ao Parque de Exposições.

Segundo o diretor de programas da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), Paulo César da Silva, o objetivo do encontro é definir as normas para o desenvolvimento de uma política regional de atendimento aos segmentos das crianças e dos adolescentes.

- Muitas vezes, os municípios da região recebem jovens provenientes de cidades vizinhas, que saem de casa ou que não têm condições de se sustentar. Acabam, com isso, virando moradores de rua e precisam viver em abrigos. Com uma política regionalizada, conseguiremos cuidar desses adolescentes de forma compartilhada, ou seja, uma cidade que não tenha um abrigo poderá contar com a unidade em outro município, por exemplo - explica Paulo César.

De acordo com ele, no início da Conferência, os 15 prefeitos dos municípios participantes serão convidados a assinar uma carta-compromisso sobre as decisões do encontro. Da Conferência participarão as delegações das cidades, com dez membros de cada município (nove adultos e um adolescente). Isso significa que  “cerca de 30 por cento dos delegados municipais vão ser adolescentes”.  Paulo César destaca ainda que as delegações das cidades serão formadas por juízes, promotores de justiça e membros de conselhos municipais, entre representantes de outros segmentos.

MAIS UM ENCONTRO – A VIIª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente será o segundo encontro promovido em Resende nos últimos dois meses para debater políticas públicas destinadas a este segmento da população. No mês passado, a Prefeitura promoveu, na Associação Educacional Dom Bosco, a Vª CONCRIANÇA (Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) - foto, que definiu estratégias para o setor nos próximos dez anos.

Também no mês passado, durante a cerimônia de posse do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no Centro Administrativo da Beira-rio, o prefeito José Rechuan (DEM) anunciou a construção do Hospital da Criança, que terá 24 leitos e vai se localizar numa área de 500 metros quadrados ao lado do Hospital Municipal de Emergência.

Palavras chaves: AÇÕES INTEGRADAS