13/01/2021

CASTRAMÓVEIS DA PREFEITURA DE RESENDE ATUAM NA FAZENDA DA BARRA I E NO SURUBI VELHO

Projeto itinerante, que iniciou as atividades em julho de 2020, visa atender cães e gatos nas áreas mais afastadas e zona rural

Crédito: Carina Rocha

O projeto itinerante dos castramóveis, desenvolvido pela Prefeitura de Resende, está atuando nos bairros Fazenda da Barra I e Surubi Velho. Os castramóveis, que já passaram por estes bairros, retornaram para a conclusão dos serviços no último dia 5. Os trailers são destinados, exclusivamente, para a castração de cães e gatos das áreas mais afastadas e zona rural da cidade.

O projeto pioneiro na região começou a funcionar em julho de 2020, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, respeitando todas as medidas de segurança sanitária necessárias devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Depois, o projeto percorreu as seguintes localidades: distrito de Vargem Grande; Fazenda da Barra II; Fazenda da Barra III; Fazenda da Barra I; e Surubi. A escolha dos locais para execução do projeto ocorre de acordo com a demanda, com base em levantamento promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Até dezembro de 2020, foram castrados 601 cães e gatos pelo projeto volante.

O diretor do Hospital Veterinário, Felipe Quinane, explicou como a população canina e felina do município podem ser beneficiadas pelo projeto itinerante implantado. “O projeto busca atender o público residente, principalmente, nas áreas mais afastadas e zona rural. Os castramóveis atendem, exclusivamente, cães e gatos com idade igual ou superior a seis meses, sem enfermidades, com exceção da população canina braquicefálica (focinho achatado ou curto). A partir da implantação do projeto no bairro onde o interessado reside, basta comparecer com o seu pet de estimação para a avaliação veterinária. No ato da triagem, é importante que o dono do animal apresente documento com foto (maior de 18 anos) e comprovante de residência de Resende, especificamente da localidade atendida pelo castramóvel. Posteriormente, a equipe do CCZ agendará data e horário para retorno, quando o animal será operado. No ato da confirmação da data, a equipe também orienta sobre as condições do animal no pré-operatório”, informa.

Os dois castramóveis, que foram produzidos na cidade paulista de Botucatu, funcionam como trailers com toda estrutura necessária para o atendimento. Cada módulo possui quatro salas: uma de preparo animal; outra de antissepsia e paramentação; uma sala cirúrgica; e uma de recuperação e prescrição médica.

CASTRAÇÃO NO CCZ

Paralelamente ao projeto itinerante, no início de 2021, o CCZ retomou o atendimento de castração com sistema de agendamento e controle por senhas. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com os atendimentos de animais de rua que apresentam alguma enfermidade e controle de doenças transmissíveis a seres humanos como raiva, febre maculosa, esporotricose e leishmaniose. O CCZ também desempenha atividades relacionadas ao combate à dengue, zika e chikungunya. O CCZ funciona das 8h ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, na Rua Euridice Paulina de Almeida, no bairro Vicentina II.

O Hospital Veterinário Público de Resende, situado na Morada da Colina, também realiza castração em cães e gatos em situação de emergência. De acordo com o levantamento de dados feito até o dia 22 de dezembro de 2020, foram efetuadas 571 castrações na unidade hospitalar.

Palavras chaves: Castramóveis, Saúde Animal, Castração, Fazenda Da Barra I, Surubi Velho