05/08/2009

Casas populares serão construídas na Baixada da Olaria

Prefeitura compra materiais para concluir unidades habitacionais do Paraíso

Casas populares serão construídas na Baixada da Olaria

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança (Obras) anunciou, na manhã desta quarta-feira, dia 05, a compra de materiais de construção que serão utilizados na conclusão das obras de 15 residências na Rua Nossa Senhora da Glória, no bairro Paraíso. No total, foram cerca de 23 mil reais em materiais, adquiridos pela Prefeitura através de licitação realizada no final de maio. A conclusão das obras destas moradias está prevista ainda para este ano.

Também na manhã desta quarta-feira, o titular da Secretaria, engenheiro Rubens Almada (foto), confirmou o inicio das obras de terraplenagem no terreno localizado na Rua Projetada I, na Baixada da Olaria, onde será iniciada a construção de 15 casas populares, pelo Governo do Estado, através da CEHAB (Companhia Estadual de Habitação), em parceria com o Governo Federal.

Após ter ficado paralisada nos últimos quatro anos, a construção das casas da Rua Nossa Senhora da Glória (Paraíso) foi reiniciada no começo de 2009 por determinação do prefeito José Rechuan (DEM). Entre janeiro e julho deste ano, a Prefeitura concluiu oito das 23 residências programadas para esta rua, através do PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social), que é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal. Com a chegada dos materiais de construção, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança vai retomar a obra das 15 moradias restantes. Das oito moradias concluídas, cinco já foram entregues às famílias que já estavam selecionadas.

A construção das 15 casas populares na Baixada da Olaria, por sua vez, faz parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), que é realizado pelo Governo Federal, através de um convênio com o Governo do Estado. Reiniciadas em julho com o asfaltamento das principais ruas daquele bairro, as obras do PAC, que estavam paralisadas desde o final do ano passado, foram retomadas depois que o prefeito José Rechuan e o deputado estadual Pedro Fernandes (DEM) encaminharam uma solicitação neste sentido ao secretário de Habitação do Estado, Leonardo Picciani. Em ofício encaminhado a Pedro Fernandes no dia 16 de junho, o secretário informou o atendimento da reivindicação.

– A construção destas habitações representa uma vitória muito grande para a Prefeitura, mas principalmente para as famílias que serão beneficiadas tanto pelas casas que serão concluídas no Paraíso, quanto para aquelas que serão contempladas na Baixada da Olaria – ressaltou o secretario Rubens Almada.

MAIS OBRAS: Outra notícia divulgada hoje pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança (Obras) foi o início das obras de drenagem e pavimentação de cerca de dois quilômetros da estrada Resende-Riachuelo (RJ 161), no trecho localizado entre o ponto conhecido como “galpão da Cegil” e o acampamento Terra Livre. No primeiro semestre deste ano, o prefeito José Rechuan reforçou o pedido para a realização destas obras, que serão executadas pelo Governo do Estado, via DER (Departamento de Estradas de Rodagens).

A pista, que será pavimentada com asfalto do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso a Quente) nestes dois quilômetros, terá uma largura total de sete metros, divididos em duas vias, além de acostamento de dois metros e meio de largura, cada um, e calçadas nos dois lados, medindo um metro e meio de largura, cada. A previsão é que a obra seja concluída em cinco meses.

Palavras chaves: MORADIA