27/07/2009

Medida faz parte de ações pelo resgate histórico da Praça Oliveira Botelho

Biblioteca Municipal será transferida para o Cinema Vitória

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A partir de setembro, a Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio passará a funcionar no Cinema Vitória (foto), cujas dependências se localizam há mais de 50 anos na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico de Resende.  O local, que passa por uma reforma, irá abrigar o acervo de 40 mil títulos catalogados, entre livros, revistas e obras diversas.  Dentre estes títulos estão obras raras do século XVIII e o acervo de personalidades ilustres do município, como o escritor, poeta e jornalista José Carlos de Macedo Miranda, que dá nome ao prédio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. O novo endereço abrigará também o Programa FAETEC Digital.

- Com esta mudança da biblioteca para o Cinema Vitória, estaremos trilhando outro passo visando resgatar a importância histórica deste importante espaço cultural da nossa cidade. Reafirmamos ainda que o resgate do Cinema Vitória como palco dos acontecimentos culturais da cidade representa mais um avanço dentro da nossa proposta de valorizar o Centro Histórico de Resende – disse o prefeito José Rechuan (DEM).

Em janeiro, foi flagrante o estado de abandono da biblioteca encontrado pela atual administração. Funcionando até então, no “Espaço Z”, antigo mercado municipal, próximo ao Terminal Rodoviário do Centro de Resende, o prédio apresentava infiltrações, vários vidros quebrados e deficiências na iluminação. Além disso, os livros estavam sujos, sem capas, rasgados e mofados. Diante da situação, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda iniciou a recuperação do acervo:

- A recuperação do acervo é um trabalho detalhado. A biblioteca conta hoje com quatro assistentes administrativos, que vem se dedicando na recuperação deste valioso material histórico. Contratamos ainda um bibliotecário formado pela UERJ para coordenar a realização do trabalho de recuperação – explicou a diretora da biblioteca, Kátia  Oliveira.

Com o novo espaço, além de permitir o aumento no número de visitantes, oferecendo mais conforto ao público, o local estará preparado para a realização de atividades literárias, saraus, programas para a terceira idade e crianças. O jornalista Laís Amaral, presidente da Casa da Cultura, reforçou que  “a mudança da Biblioteca Municipal para o prédio do Cine Vitória faz parte do planejamento que visa a revitalização do Centro Antigo da cidade”.

- Ali está a tradicional Praça Oliveira Botelho, a Igreja Matriz, o Cine Vitória e, próximo, a própria sede da Fundação Casa da Cultura. São construções antigas, como outras tantas naquela área, que contam um pouco da história de Resende. O nosso objetivo é fazer da região um grande centro de atividades culturais. Em fevereiro, por exemplo, promovemos no cinema o concurso que escolheu a Rainha do Carnaval. Já em agosto será realizado o Festival de Teatro no Cine Vitde TEatro st regiçaalho, a de Resendeo aumento no n vem trabalhando com dedicaç - disse Laís.
Palavras chaves: CULTURA