23/04/2009

Projeto Piloto é implantado pela Prefeitura

Aulas de espanhol começam em duas escolas

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), implantou esta semana uma oficina piloto de Espanhol para alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria). O mesmo projeto, que também terá início no Colégio Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade) - foto, atenderá, nestas duas unidades de ensino, quase 100 alunos, selecionados através de uma prova de Língua Portuguesa.

Com a implantação deste projeto, a Prefeitura trilha o primeiro passo visando incluir o Espanhol no currículo escolar da rede municipal de ensino. O idioma passará a ser matéria obrigatória, a partir do próximo ano, em todas as escolas públicas, de acordo com a lei 11.161, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2005. Na opinião do prefeito José Rechuan (DEM), o início da oficina piloto demonstra o comprometimento da administração municipal em preparar os estudantes para mais este aprendizado.

- Tudo o que for feito no sentido de deixar os estudantes da rede municipal mais preparados deve ser muito valorizado, principalmente porque vivemos numa época em que o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo. Neste caso, a qualificação dos alunos deve ser sempre buscada no maior número de áreas possíveis com o objetivo de preparar os estudantes para a disputa de vagas neste mercado – disse o prefeito.

Devido à grande procura no Colégio Getúlio Vargas, os 80 alunos selecionados serão divididos em quatro turmas de 20 estudantes, cada. No Colégio Noel de Carvalho funcionará uma turma com 15 alunos. As aulas serão realizadas até o mês de junho, duas vezes por semana, em horário oposto às aulas convencionais. Em agosto, novos alunos serão selecionados para as próximas turmas.

O objetivo do projeto, segundo o coordenador de idiomas da Secretaria, João Marcelo de Jesus Silva, é oferecer uma iniciação ao espanhol, com ênfase na conversação básica. A iniciativa, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), João Duarte, é abrir novas oportunidades para os jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO