Assistência Social e Direitos Humanos

Comunidades poderão tirar 2ª via de documentos, cortar cabelo e muito mais

Assistência Social leva saúde e serviços aos bairros

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos inicia neste sábado, dia 31 de maio, no CRAS Itapuca, o projeto "Bolsa Família: Social e Saúde em Foco", que tem como objetivo realizar ações e estratégias em todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. As atividades acontecem das 8 às 13h.

Segundo a gestora do Bolsa Família, Maria José Barreto Silva, Zozó, a ação tem como objetivo ofertar vários serviços e identificar as dificuldades que essas famílias têm para acessar as políticas públicas e informá-las sobre os serviços que existem dentro do território onde elas residem.

- Vamos promover um esforço contínuo de interação e busca de qualidade de vida das famílias beneficiárias do Bolsa Família, sobretudo no atendimento e oferta de serviços - destacou a gestora.

Durante os eventos, serão ofertados diversos serviços em parceria com órgãos municipais e entidades e divulgadas informações sobre serviços como o do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher). O CREPOP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) divulgará o trabalho realizado no município voltado para este público; a Atan (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) dará orientações sobre nutrição; o Programa DST/AIDS dará orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis; o Cadastro Único do Bolsa Família vai orientar as famílias de baixa renda sobre o acesso aos programas sociais disponíveis. Também participam o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com orientações sobre benefícios, e o GAPC (Grupo de Apoio a Portadores de Câncer) com informações sobre a doença.

Na área de serviços, o público presente poderá se inscrever no Balcão de Empregos do SINE (Sistema Nacional de Empregos); fazer uma massagem, conferir seu peso e medida e saber seu IMC (Índice de Massa Corporal), que será realizado pela equipe da Cruz Vermelha; cortar o cabelo e fazer as unhas com o Instituto Embeleze; tirar segunda via de documentos com a Fundação Leão XIII e muito mais. Já a criançada terá pintura facial, esculturas em balão e outras atividades, promovidas pelo CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência) e pela OMEP.

- Será um dia para que essas famílias saibam que o Poder Público tem toda uma gama de serviços disponíveis para garantir sua qualidade de vida, e também para que elas tenham um tratamento especial - destacou Zozó.

Confira o cronograma dos eventos:

Dia 31/05 - CRAS Itapuca (8 às 13 horas)

Dia 14/06 - Visconde de Mauá - CRAS Itinerante (12 às 17 horas)

Dia 21/06 - Engenheiro Passos - CRAS Itinerante (12 às 17 horas)

Dia 05/07 - CRAS Toyota (12 às 17 horas)

Dia 02/08 - CRAS Lavapés (12 às 17 horas)

Dia 16/08 - CRAS Jardim Esperança (12 às 17 horas)

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL