Assistência Social e Direitos Humanos

28/03/2011

Apoio da Prefeitura garante Restaurante Cidadão em Resende

Unidade completa primeiro aniversário no Município

Apoio da Prefeitura garante Restaurante Cidadão em Resende

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Inaugurado no dia 26 de março do ano passado em Resende pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito José Rechuan (DEM), o Restaurante Cidadão Francisco Quirino Diniz tornou-se uma realidade no Município graças ao apoio da Prefeitura.

A administração municipal é responsável pelo aluguel do imóvel onde o estabelecimento funciona, no bairro Jardim Tropical, na entrada da cidade. O valor mensal da locação – R$ 10 mil – está inserido no orçamento da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para comemorar os primeiros doze meses da criação do restaurante na cidade, o prefeito José Rechuan (DEM) e a titular da Secretaria de Assistência Social do Município, Marly Ceccoline Cortona, participarão do almoço especial no restaurante, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 30 de março.

A programação deste evento se inicia às 10 horas e terá ainda as participações do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves; da superintendente de Estado de Segurança Alimentar e Renda, Cláudia Regina de Azevedo Fernandes; do coordenador do programa Restaurante Cidadão, Nilo Sérgio de Oliveira, além de outras autoridades.

Rechuan lembra que o Restaurante Cidadão “é uma das conquistas da população de Resende que se tornaram realidade graças ao bom relacionamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado”. Segundo ele, o trabalho de mãos dadas do Município com a administração do governador Sérgio Cabral colocou em prática, a partir de 2009, outras obras e serviços em vários outros setores, como a ampliação da Avenida Dorival Marcondes Godoy, que dá acesso ao restaurante; o início do asfaltamento da Avenida Francisco Fortes Filho (Acesso Oeste); a pavimentação das ruas do bairro Campo Belo, na região da Fazenda da Barra; e a obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), cuja construção na região da Grande Alegria será inaugurada em breve.

- Portanto, com menos de um ano e meio à frente da Prefeitura, conseguimos colocar em prática esta reivindicação da população de Resende. Desde a criação do projeto Restaurante Cidadão no Rio de Janeiro, em anos anteriores ao nosso governo, moradores de Resende já pediam a instalação do estabelecimento no nosso município. E a nossa administração teve a alegria de colocar em prática este projeto na cidade – disse Rechuan.

Um levantamento apresentado pela nutricionista fiscal do Restaurante Cidadão de Resende, Cintia Periard Soares, aponta que, no primeiro ano de funcionamento, já foram servidos pelo estabelecimento um total de 300 mil almoços (a R$ 1,00, cada) e 100 mil cafés da manhã (apenas R$ 0,35 por pessoa).

A refeição (média de 1.200 por dia), é composta por arroz, feijão, uma guarnição (que pode ser macarrão, purê de batatas, polenta ou farofa, por exemplo), duas opções de carne (uma vermelha e uma branca), salada, sobremesa (doce ou fruta), suco, pão, além de cafezinho ou chá à vontade.

No almoço especial do primeiro aniversário do Restaurante Cidadão, neste dia 30, o cardápio especial já está definido: salada de alface, presunto, milho e tomate; sopa de ervilha; como proto principal, carne ao molho madeira ou escondidinho de camarão, uma guarnição composta por legumes na manteiga; como acompanhamento, arroz e feijão preto. A sobremesa será um bolo ou salada de fruta. Para completar, haverá um suco de uva ou chá.

Ainda de acordo com a programação, durante o almoço estão previstas manifestações culturais, apresentadas por artistas da cidade. O quadro de funcionários do Restaurante Cidadão em Resende é formado por 40 pessoas.

Palavras chaves: 300 MIL ALMOÇOS EM UM ANO